Nova forma de fraude é detectada pela Clarivate Analytics

Mantendo uma das bases de dados de citações e referências mais respeitadas no mundo – Web of ScienceClarivate Analytics é uma empresa que possui e opera uma coleção de serviços baseados em assinatura focada principalmente em análise de publicações científicas e acadêmicas. 

Recentemente, a equipe da Clarivate Analytics na Rússia recebeu uma denúncia da comunidade local de pesquisa sobre uma nova forma de fraude de publicação. Reproduzimos a seguir a matéria intitulada Protecting the integrity of the scientific record from a new kind of academic misconduct – Proteger a integridade do registro científico de um novo tipo de má conduta acadêmica (tradução livre), publicada em julho de 2019 [1]. 

A denúncia levou a um site, http://123mi.ru, criado por operadores sem escrúpulos para servir como um mercado virtual onde os autores podem comprar ou vender autoria em manuscritos acadêmicos aceitos para publicação.

Esse tipo de compartilhamento peer-to-peer, em “plena luz do dia” não é algo que já vimos antes – então fizemos uma análise rápida do site e de seus dados antes de agir rapidamente para alertar nossos amigos e colegas da comunidade científica.

Não há nomes de autores ou nomes de periódicos indicados no site – o nome do periódico está disponível apenas para compradores. Às vezes até cinco autorias em um único artigo são colocadas à venda, com preços variando dependendo do lugar na lista de autores.

O site afirma garantir a publicação em periódicos indexados no Scopus e / ou Web of Science. Uma análise realizada em 15 de julho revela que dos 344 artigos com autoria oferecida para venda, 32 artigos (9%) estão supostamente indexados no Web of Science, e 303 artigos (88%) estão supostamente indexados no Scopus. Acreditamos que os nomes dos periódicos são revelados aos clientes do site depois que eles fazem o pagamento. Artigos supostamente para venda são oferecidos em uma grande variedade de disciplinas acadêmicas, das ciências naturais e sociais, até as humanidades.

Há também dados disponíveis sobre as últimas transações de autoria. Destes, em 15 de julho, havia 183 acordos de autoria em periódicos supostamente indexados no Scopus, e 11 supostamente indexados no Web of Science. A geografia das transações abrange principalmente a área pós-soviética (Rússia, Cazaquistão e Ucrânia), mas existem autorias vendidas fora dessa região, principalmente para os Emirados Árabes Unidos, China e Reino Unido.

A equipe editorial da Web of Science estabeleceu 24 critérios de seleção de revistas projetados especificamente com base no rigor editorial e melhores práticas. Os critérios de avaliação da qualidade aplicam-se não apenas à seleção de novos conteúdos da Web of Science, mas também ao monitoramento de periódicos indexados atualmente. Embora a Clarivate Analytics esteja assegurando que o número de artigos afetados seja relativamente pequeno, afirmam que trabalharão duro para identificar quaisquer periódicos que possam ter sido visados ​​por este site. Se eles não atenderem mais aos critérios de avaliação de qualidade, sua cobertura na Web of Science será encerrada.

Enquanto isso, a Clarivate Analytics enviou carta de cessação para o proprietário do site, alertou o Comitê de Ética de Publicação e afirma trabalhar com o Retraction Watch para dar mais atenção a esse novo tipo de iniciativa.

É a vigilância da comunidade acadêmica local na Rússia que ajudou a descobrir essa nova e maliciosa forma de fraude de publicação. A Clarivate Analytics afirma que continuará firmemente comprometida em trabalhar em conjunto com as comunidades acadêmicas de todo o mundo. Solicita a todos que se juntem para proteger a integridade da pesquisa acadêmica e manter elevados padrões éticos na publicação acadêmica global.

== Referência ==

[1] BOGOROV, Valentin. Protecting the integrity of the scientific record from a new kind of academic misconduct. Clarivate Analytics Blog, 23 July 2019. Disponível em: https://clarivate.com/blog/science-research-connect/protecting-the-integrity-of-the-scientific-record-from-a-new-kind-of-academic-misconduct/ Acesso em: 08 Agosto 2019.