Mestrado Profissional em Gestão da Informação é oferecido pela ECA USP

ecacca05Do dia 28 de março a 01 de abril de 2016 estarão abertas as inscrições para o Curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, visando o preenchimento de 30 (trinta) vagas no segundo semestre de 2016.

Após o curso ter sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) em 29/10/2015, o comunicado da abertura do processo de seleção de alunos regulares para o Curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação acaba de ser publicado no Diário Oficial_24-02-2016A seleção de candidatos será feita com base em prova eliminatória, avaliação do projeto de pesquisa e currículo, comprovação documental e proficiência de língua estrangeira. Confira o Edital, Bibliografia a ser estudada e Recomendações de apresentação do Projeto de Pesquisa.

O curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação do PPGCI da ECA USP foi estruturado com uma área de concentração e três linhas de pesquisa, a saber:

Área de Concentração: Organização, Mediação e Circulação da Informação

Linhas de pesquisa:

1. Linha de Pesquisa “Mediação Cultural”

2. Linha de Pesquisa “Organização do Conhecimento”

3. Linha de Pesquisa “Gestão de Unidades de Informação”

Saiba mais: Qual a diferença entre o mestrado acadêmico e o profissional?

De acordo com a Capes, o mestrado profissional (MP) é um título terminal, que se distingue do acadêmico porque este último prepara um pesquisador, que deverá continuar sua carreira com o doutorado, enquanto no MP o que se pretende é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele depois continue a pesquisar.

O que importa é que o pesquisador (1) conheça por experiência própria o que é pesquisar, (2) saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão, (3) aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional. Nada disso é trivial. O terceiro ponto é, por sinal, razoavelmente difícil. Por isso, o MP não pode ser entendido como um mestrado facilitado. Aqui já está uma diferença importante entre o MP, que pertence à pós-graduação stricto sensu, avaliada pela Capes, e a pós-graduação lato sensu, ou especialização, que não passa pelos critérios rigorosos da Capes. Nota-se que praticamente ninguém faz dois mestrados ou dois doutorados, ao passo que muitos cursam três, quatro especializações. Um dos sentidos da especialização é ser uma atualização de conhecimentos. Já o mestrado, de qualquer espécie que seja, exige que a pessoa pesquise – e é uma mudança que ela faz em sua vida, em sua relação com o conhecimento, como o que os antropólogos chamam uma passagem. Em princípio, são dois os eixos de prioridades nos mestrados profissionais. O primeiro é o que agrega competitividade e produtividade a nossas empresas, públicas ou privadas. Inserem-se aqui muitos MPs oferecidos nas engenharias e na administração. O segundo é o que melhora a gestão dos setores sociais do governo e, por que não, de ONGs e de outras organizações de espírito público, ainda que não estatais. (Fonte: Capes, 2007).