Loeb Classical Library: Literatura Grega e Latina a seu alcance – Trial na USP

Fundada em 1911 por James Loeb, a missão da Loeb Classical Library tem sido sempre tornar a literatura Grega e Latina acessível para a mais ampla gama de leitores. A biblioteca digital Loeb Classical Library estende esta missão para o século 21. A Harvard University Press sente-se honrada em renovar a visão de acessibilidade de  James Loeb, apresentando uma biblioteca virtual interligada, fácil de se fazer pesquisas, e constantemente crescente, com tudo o que é importante na literatura Grega e Latina: poesia épica, poesia lírica, tragédia, comédia, história, viagem, filosofia e oratória, incluindo grandes escritores médicos e matemáticos. Em suma, toda a herança clássica dos principais pensadores Gregos e Latinos é representada aqui com textos atualizados e traduções precisas em Inglês. Mais de 530 volumes de obras estão disponíveis em uma interface moderna e elegante, permitindo aos leitores navegar, pesquisar, marcar, anotar e compartilhar conteúdos com facilidade.

Aproveite o Trial da Loeb Classical Library na USP até o dia 25 de outubro de 2017. Os IPs da USP já estão cadastrados e o acesso está liberado. Para utilizar, basta acessar o link: http://www.loebclassics.com/ e registrar-se.

PRINCIPAIS ÁREAS

• Clássicos Gregos e Romanos
  • História
  • Literatura

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

• Disponibiliza todos os volumes Loeb que são lançados, incluindo adições bianuais
  • Permite alternar entre modos de leitura de idioma único e duplo (Inglês e Grego)
  • Possui ferramenta de busca de obras e volumes da biblioteca por autor, idioma, período, forma, gênero e assunto
  • Permite a marcação, organização e anotações personalizadas
  • Permite a criação de perfis personalizados mantendo o histórico de seus estudos e anotações
  • Possibilita compartilhar notas e listas de leitura com colegas de classe, estudantes e professores

PRINCIPAIS TÍTULOS

• Pliny the Elder, Natural History
  • Lucretius, De Rerum Natura
  • Virgil, Aeneid
  • Ovid, Metamorphoses
  • Tacitus, Annals
  • Livy, History of Rome
  • Homer, Iliad
  • Homer, Odyssey

ASSINANTES DA LOEB CLASSICAL LIBRARY

No mundo, são 158 instituições que assinam a Loeb Classical Library. Dentre os principais assinantes, há grandes instituições de prestígio internacional como:

• Harvard University
  • Princeton University
  • Oxford University
  • Yale University
  • Stanford University
  • University of Cambridge
  • Universitatsbibliothek der Freien Universitat Berlin
  • Humboldt University Berlin
  • University of Edinburgh

PORQUE A LOEB CLASSICAL LIBRARY É IMPORTANTE? Por mais de 100 anos, a Loeb Classical Library visa tornar os clássicos Gregos e Latinos acessíveis a tantos leitores quanto possível, através de suas páginas de traduções. Os icônicos livrinhos vermelho e verde estão espalhados em bibliotecas e livrarias de todo o mundo. Todos os 532 volumes também estão disponíveis através da Biblioteca Clássica Digital Loeb – uma biblioteca virtual em constante crescimento, que pode ser pesquisada, compartilhada e customizada. Convidamos a USP a juntar-se às milhares de bibliotecas, escolas, instituições e Universidades em todo o mundo que já assinam este importante recurso digital. Novos conteúdos são adicionados à plataforma duas vezes por ano. Os IPs da USP já estão cadastrados e o acesso está liberado até dia 25 de outubro de 2017. Para utilizar, basta acessar o link: http://www.loebclassics.com/ e cadastrar-se.

De Homero a St. Augustine, a Biblioteca Loeb Classical Library proporciona acesso às múltiplas Glórias da Literatura clássica Grega e Latina. Em autoridade e integridade, nenhuma outra plataforma de conteúdo se compara à Loeb nesse campo. Loeb segue sendo até o dia de hoje a coleção mais acessível de obras clássicas… Agora, com sua digitalização, cruza mais uma fronteira”

—Tom Holland, Wall Street Journal

“Seu alcance é enorme e sua capacidade de busca faz dela um recurso “sine qua non” mesmo para leitores que não necessariamente, precisam das traduções… Loeb Digital Classical Library será uma dádiva para todos os tipos de pessoas, não somente para os eruditos de estudos clássicos”

— Bruce Whiteman, Los Angeles Review of Books

“Este é um momento culminante. A Biblioteca Digital LOEB Classical Library permitirá qualquer pessoa com um computador ou que esteja próxima a uma Biblioteca pública, uma Universidade ou ainda uma escola secundária, a ter acesso ao conteúdo completo de literatura clássica.

— Susan Kristol, Weekly Standard