Release – Lançamento do Portal de Livros Abertos da USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBiUSP anuncia o lançamento do Portal de Livros Abertos da USP, no dia 18 de março de 2016, com o objetivo de agregar, divulgar e conferir maior visibilidade e acessibilidade aos livros publicados em acesso aberto, por docentes e funcionários técnico-administrativos da USP e dispersos em páginas pessoais, blogs e sites da Universidade.

Open Access BooksPara o lançamento do Portal de Livros Abertos da USP serão disponibilizadas mais de 40 obras, mas esse número deverá crescer nos próximos meses.  Há livros em fase de análise, mas também com o lançamento da plataforma os autores poderão solicitar a inclusão de suas obras no Portal. Para que o livro fique disponível é necessário que o detentor dos direitos autorais efetive o pedido que passará por uma análise pela equipe do Portal.

O Portal de Livros Abertos da USP reúne livros de todas as áreas do conhecimento, o acesso aos seus conteúdos é gratuito e dispensa o uso de senha. Outra característica é que cada livro apresenta o Identificador de Objeto Digital (DOI), o qual permite sua identificação e localização precisa em sistemas diversos, tal como o registro, na Plataforma Lattes, de currículos de pesquisadores brasileiros e outros catálogos e bases de dados.

O Portal de Livros Abertos da USP será lançado durante o evento do Dia do Bibliotecário, que terá como tema “Bibliotecas como parceiras na publicação científica”. A data também marcará o início das comemorações dos 35 anos do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, nas quais estão incluídas o Concurso da Logomarca Comemorativa aos 35 Anos do SIBiUSP, a realização de dois seminários via internet (webinars) : “SIBiUSP Compartilhando Experiências” e “Hot Topics”, este abordando temas relacionados à prática bibliotecária por meio da participação da comunidade na fanpage do SIBi no Facebook, e o evento comemorativo à Semana do livro e da Biblioteca, a ser definido para o segundo semestre deste ano.

Lançamento do Portal de Livros Abertos da USP – Dia do Bibliotecário
Serviço
Data: 18 de março de 2016
Horário: 8h45 às 12h30
Local:  Auditório Safra da Biblioteca da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis) da USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-010
Contato: atendimento@aguia.usp.br
Inscrições para o evento: https://www.doity.com.br/diadobibliotecario2016
Acessos ao Portal: livrosabertos.sibi.usp.br; livrosabertos.usp.br; openbooks.usp.br; librosabiertos.usp.br (ativos somente após o lançamento)