Apresentações do Workshop Interativo O Futuro da Biblioteconomia no Brasil

Workshop Interativo

Quando: 07 de outubro de 2015 – 10h – 15h
Onde: Auditório do INRAD
Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº – Rua 1 – Cerqueira César – São Paulo, SP.

Organização e promoção:

***PROGRAMAÇÃO***​

9h30 – 10h | RECEPÇÃO
Recepção aos participantes – Café de Boas Vindas

​10h – 10h15 | ABERTURA
Stacy Sieck, Gerente de Comunicação de Biblioteconomia, Américas, Taylor & Francis

I – O FUTURO DA BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL

10h15 – 10h55 | O Futuro da Biblioteconomia no Brasil
Regina dos Anjos Fazioli, Idealizadora e Coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo
Esta sessão abordará a evolução da Biblioteconomia no Brasil e as responsabilidades imediatas no que diz respeito a: desenvolvimento de coleções, desenvolvimento da competência em informação nos usuários, apoio à pesquisa e avanços tecnológicos.

II – TRABALHANDO EM PARCERIA: BIBLIOTECÁRIOS, DOCENTES, PESQUISADORES E EDITORES

10h55 – 11h30 | Taylor & Francis: Compreendendo as necessidades dos usuários
Jorge D. Pérez Rivera, Gerente de Vendas Regional para a América Latina
Renata Zanzini – ebooks, Brasil
Esta sessão irá apresentar aos participantes a Taylor & Francis e dará uma visão sucinta sobre as suas publicações e seu portfólio de e-books, incluindo: T&F Online Library Collection, T&F Online Journal Archive, T&F FRESH Collection, South Asia Archive, e os novos conteúdos para 2015 e 2016.

11h30 – 12h15 | Panorama do Futuro da Taylor & Francis Online
Vicki Donald, Editora, Taylor & Francis
Lançado em junho de 2011, a plataforma Taylor & Francis Online permite aos usuários acessar conteúdos de forma rápida e eficaz. Durante esta apresentação, os participantes irão aprender sobre as duas plataformas, incluindo:
• como navegar na interface Taylor & Francis Online através de uma demonstração interativa do produto para os usuários finais e administradores de plataforma;
• as alterações ao Taylor & Francis Online realizadas em 2015 que incluem melhorias de funcionalidade de navegação, funcionalidade de pesquisa de citação, o novo widget Figshare, entre outros;
• discussão sobre novas funcionalidades que devem ser adicionadas à plataforma nos próximos meses.

12h15 – 13h15 | ALMOÇO

III – MOLDANDO O FUTURO DO PANORAMA EDITORIAL

13h15 – 14h15Acesso Aberto: O que isso significa para a Biblioteca da sua Universidade?
Vicki Donald, Editora, Taylor & Francis
Esta apresentação irá abordar o tema “O que é Acesso Aberto?” e discutir como as universidades esperam lançar suas pesquisas como Open Access (AO) e como a biblioteca pode se posicionar como uma peça fundamental desse processo. A Taylor & Francis falará como ela pode dar suporte às bibliotecas durante essa transição.

14h15 – 14h45Usando as Mídias Sociais em Bibliotecas Universitárias
Esta palestra irá explorar diferentes maneiras de usar as mídias sociais como uma ferramenta de construção e desenvolvimento de coleção, e irá incluir os principais destaques de pesquisas desenvolvidas por meio das mídias sociais.

14h45 – 15hPERGUNTAS E CONSIDERAÇÕES FINAIS