Fórum Periódicos Científicos: Estratégias para Expandir e Melhorar a Comunicação com a Sociedade

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo – SIBiUSP e o Laboratório de Estudos Avançados em jornalismo (Labjor) da Unicamp promoveram no dia 26 de agosto de 2015, no Auditório do Instituto de Psicologia da USP, o Fórum Periódicos Científicos: Estratégias para Expandir e Melhorar a Comunicação com a Sociedade, que reuniu presencialmente cerca de 100 pessoas, entre jornalistas, docentes, estudantes, bibliotecários e outros profissionais da informação, e mais de 900 pessoas virtualmente, que acompanharam a transmissão online do evento via IPTV-USP.

O objetivo do Fórum foi discutir a divulgação científica da produção nacional de pesquisa publicada em revistas, com destaque para a utilização de canais alternativos de divulgação como as redes sociais (Twitter, Facebook, etc).

O Fórum também foi uma oportunidade de divulgação dos resultados do Projeto de mesmo nome apoiado pela Fapesp (Processo 2013/10075-8), coordenado pelo Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), da Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e realizado em colaboração com o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP) e outros parceiros.

A seguir, encontra-se o vídeo gravado do evento e, mais abaixo, foram disponibilizadas as apresentações dos palestrantes.

 

 

Programação completa:

9h  Abertura Gustavo M. Massola, editor da revista Psicologia USP, André Serradas do SiBiUSP, e Germana Barata do Labjor/Unicamp 
9h15-10h30  O papel da divulgação científica na valorização da ciência nacional para jornalistas e sociedade em geral   Mariluce Moura, ex-diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp, atual editora executiva da revista BahiaCiência 
 

10h30-12h30

         Mudando a cultura de divulgação científica entre editores de periódicos brasileiros  André Serradas, Divisão de Gestão de Sistemas de Comunicação e Disseminação de Produtos/Serviços Departamento Técnico Sistema Integrado de Bibliotecas, pesquisador do Projeto Fapesp. “A evolução dos acessos do Portal de Periódicos científicos e mudanças no Portal”. Germana Barata, coordenadora do projeto Fapesp e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Resultados do projeto FAPESP de valorização das revistas científicas brasileiras por meio da divulgação científica”. Átila Iamarino, biólogo da USP e um dos fundadores do Science Blogs Brasil. “A relevância das  mídias sociais para o compartilhamento de informações científicas e para as métricas alternativas”. 
12h30-14h Almoço  
14h-15h30    Experiências de divulgação científica de revistas científicas brasileiras  Gustavo Martineli Massola, editor da revista Psicologia USP e membro do conselho editorial da revista Psico.USP Gustavo Rosa Gameiro, editor da Revista de Medicina da USP Solange Santana, bibliotecária da Revista Brasileira de Educação Física e Ensino