Estudo examina como as aquisições estão evoluindo nas Bibliotecas Acadêmicas

Relatório “Padrões de Aquisição em Bibliotecas”

Esta matéria é baseada na postagem de Katherine Daniel, Joseph J. Esposito e Roger C. Schonfeld intitulada Library Acquisition Patterns publicada no dia 29 de janeiro de 2019 [1].

Uma parte muito importante das atribuições das bibliotecas acadêmicas é o desenvolvimento de coleções para atender às necessidades de pesquisa de alunos e membros do corpo docente. O projeto de Padrões de Aquisição de Biblioteca (em inglês Library Acquisition Patterns – LAP [2] foi realizado com o objetivo de examinar as tendências nas compras de livros das bibliotecas acadêmicas americanas.

O projeto utiliza dados de aquisição fornecidos por 124 instituições de ensino superior dos EUA no ano fiscal de 2017 e 51 instituições com dados sobre suas aquisições do ano fiscal de 2014 a 2017, a partir de registros de aquisições no sistema de bibliotecas integradas da Ex Libris, Alma, ou no WorldShare Management Services (WMS) da OCLC. A amostra de itens de aquisição é limitada a livros impressos e eletrônicos adquiridos em uma única vez, título por título dentro de uma faixa de preço especificada. O estudo não abrange materiais de informação adquiridos por meio de assinatura e / ou agrupados em um pacote.

As conclusões do relatório consistem em duas áreas distintas: 1) uma análise de aquisições de livros da biblioteca dentro da amostra especificada para o ano fiscal de 2017 em 124 instituições acadêmicas dos EUA, e 2) uma análise de linha de tendência de livros impressos e e-books adquiridos dentro da amostra especificada, a presença de editoras universitárias nessas bibliotecas e os principais fornecedores de livros em 51 instituições acadêmicas dos EUA para os anos fiscais de 2014 a 2017. Embora essas amostras não sejam representativas, elas oferecem uma visão geral mais ampla dos padrões e práticas de aquisições das bibliotecas acadêmicas dos EUA.

Principais conclusões

  • Assim como não há editora típica, não há biblioteca típica e o mesmo certamente se aplica às instituições de ensino superior dos EUA.
  • Em média, as bibliotecas deste estudo gastaram US $ 3,61 milhões em 2017 e adicionaram 4.750 livros impressos e 345 e-books adquiridos em uma única vez, título por título na amostra.
  • Os gastos contínuos com recursos representam 3/4 (três quartos) dos gastos totais com materiais, enquanto apenas 1/5 (um quinto) se destina a gastos com recursos de uma só vez.
  • Seriados e outros recursos, que se enquadram em despesas contínuas, representam mais de 60% do total de gastos com materiais; livros representam 24,5% das despesas com materiais. As bibliotecas gastam 42,6% de seus orçamentos com livros impressos de títulos de Humanidades. 

  • Os títulos de Ciências Sociais representaram 32% do total de gastos com livros eletrônicos e do número de livros eletrônicos obtidos, o que faz desse campo o maior para aquisições de livros eletrônicos.

  • As editoras universitárias detinham 23,6% do mercado de livros impressos e 18,5% do mercado de livros eletrônicos. Oxford e Cambridge, sem surpresa, compunham a maior fatia do mercado de imprensa universitária.
  • A maioria das aquisições de livros de imprensa universitários é feita através de GOBI e Amazon.

Quando examinados pelo tipo institucional, as instituições de doutorado adicionaram o maior volume de livros às suas coleções em 2017, com uma média de 8.640 livros impressos e 754 e-books adquiridos em uma base título por título que exclui pacotes. As instituições de doutorado adquiriram, em média, cerca de três vezes mais livros impressos e quase dez vezes mais livros eletrônicos do que as instituições que concedem bacharelado, e entre quatro e cinco vezes o número de livros impressos e e-books de instituições de mestrado.

Tendências identificadas no período (2014 a 2017)

  • Os gastos com material bibliotecário aumentaram em termos reais, com mais de 70% dos gastos indo para recursos em andamento e entre 16 e 21% indo em direção a recursos únicos.
  • Gastos feitos em livros impressos obtidos título por título diminuíram ano a ano, enquanto os gastos com livros eletrônicos obtidos da mesma maneira tiveram um aumento líquido; No entanto, nesta amostra de livros, os gastos com esses e-books não aumentaram o suficiente para compensar a queda nos gastos com livros impressos.
  • O custo médio de um e-book em nossa amostra aumentou em 35% entre 2014 e 2017, enquanto o custo de livros impressos permaneceu estável. As ciências sociais foram responsáveis ​​pelos maiores gastos em qualquer campo de e-books, e os gastos com livros eletrônicos nas ciências sociais e humanidades aumentaram. Um fator importante foi a disponibilidade de títulos em formato digital, pois disciplinas diferentes são oferecidas eletronicamente mais que outras.
  • O número de livros eletrônicos sem disciplina associada é relativamente alto, com 22,7%, sugerindo que os e-books obtidos individualmente não possuem os mesmos metadados que são regularmente fornecidos com aquisições de livros impressos.
  • Todas as bibliotecas experimentaram um declínio em seus gastos médios com livros impressos, que caíram 17,7% entre 2014 e 2017. mas têm gastos mais variados com livros eletrônicos. Apenas as instituições que concedem o mestrado tiveram um declínio nos gastos com livros eletrônicos.
  • Enquanto os gastos com os e-books da imprensa universitária viram grandes flutuações de ano para ano, não houve efetivamente uma mudança líquida nos gastos.
  • Os livros são vendidos a partir de uma variedade de lugares a uma variedade de preços. A GOBI e a Amazon foram os principais fornecedores de livros impressos em nossa amostra, mas as bibliotecas adquiriram livros impressos de uma variedade de fornecedores especializados para atender às suas necessidades. Para livros eletrônicos, a GOBI foi o principal fornecedor.

== Referências ==

[1] DANIEL, K.; ESPOSITO, J. J. ; SCHONFELD, R. C. Library Acquisition Patterns. Ithaka S+R. Last Modified 29 Jan. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18665/sr.310937 Acesso em 1 fev. 2019.

[2] DANIEL, K.; ESPOSITO, J. J. ; SCHONFELD, R. C. Library Acquisition Patterns (PAL). Disponível em: https://sr.ithaka.org/wp-content/uploads/2019/01/SR-Report-2018-Library-Acquisition-Patterns-01292019.pdf Acesso em 1 fev. 2019.