Ecossistema de Ciência 2.0: como a mudança vai ocorrer?

SIBiUSP 2016 

Em junho de 2015, o Comissário para a Pesquisa, Inovação e Ciência da União Européia (UE), Carlos Moedas, definiu três prioridades estratégicas: inovação aberta, ciência aberta e abertura ao mundo. O Relatório intitulado “Ecossistema de Ciência 2.0: como a mudança vai ocorrer?” (do original em inglês “Science Ecosystem 2.0: how will change occur?”) finalizado em julho de 2015, apresenta algumas evidências e características das mudanças que já estão acontecendo no ecossistema de pesquisa. Em diversos trechos, o relatório faz uso de verbos no tempo futuro mas, de fato, hoje muitos desses processos já são adotados. A seguir, alguns pontos de destaque são apresentados.

– As bibliotecas universitárias vão estar na vanguarda da transição para a ciência aberta e terão que superar desafios técnicos para tornar a enorme quantidade de informações facilmente explorável e acessível a seus usuários. Com a pesquisa mais aberta e o uso intensivo de dados, as bibliotecas também enfrentam a difícil tarefa de gerenciar a enorme quantidade de dados que os pesquisadores irão gerar.

– Organismos de pesquisa progressivamente adotarão soluções padronizadas para o compartilhamento de dados usando os repositórios de dados existentes e padrões internacionais. Organizações de pesquisa também vão precisar selecionar um conjunto de ferramentas e oferecer treinamento para seus pesquisadores para ajudar a padronizar as práticas da ciência aberta, pelo menos dentro das organizações.

– Os cidadãos se tornarão os novos players do ecossistema de pesquisa. Eles irão moldar as políticas de ciência e contribuir para a pesquisa científica por meio de ações de ciência cidadã e financiamento a pesquisadores.

– Ferramentas digitais inovadoras que facilitam a comunicação, colaboração e análise dos dados permitirão as práticas da ciência aberta. Plataformas digitais irão facilitar a inovação pela racionalização de todas as fases do processo, desde a geração de ideias para o trabalho experimental até a angariação de fundos.

– Start-ups irão moldar o futuro da ciência aberta e inovar na exploração do fluxo de informações disponibilizadas ao público.

– A ciência aberta exercerá um forte impacto sobre o modo como os pesquisadores comunicam seus resultados de pesquisa. Práticas de ciência aberta vão incentivar os pesquisadores a publicar seus resultados usando repositórios ou plataformas de acesso aberto. As primeiras versões destas plataformas já existem. No entanto, provavelmente irão evoluir para incluir as diferentes etapas envolvidas na publicação dos artigos acadêmicos. Por exemplo, a generalização de ferramentas de escrita colaborativa irá acelerar o processo de edição, permitindo que vários usuários trabalhem simultaneamente nos documentos. A escrita e a publicação vão se tornar cada vez mais interligadas, com o uso das plataformas de colaboração. No futuro próximo, as plataformas colaborativas possibilitarão o envio direto de manuscritos para as revistas de acesso aberto. As ferramentas de escrita colaborativa também incluirão recursos de controle de qualidade e avaliação pública e aberta por pares. Sistemas de identificação irão esclarecer a autoria e identificadores de objetos digitais permitirão que compartilhamentos e citações dos artigos sejam rastreados. O sistema de revisão por pares mudará para incorporar novas formas de de publicação instantânea. Gráficos abaixo apresentam a evolução da publicação de artigos em acesso aberto e do número de Digital Object Identifiers (DOI) registrados.

EU Open Science Report 2015 DOI

– A abertura da ciência também traz novos desafios para a transferência de tecnologia e os serviços que fazem a ligação entre as organizações de pesquisa e as indústrias. Os escritórios terão de informar os pesquisadores em que medida podem compartilhar informações, sem comprometer a patente ou os acordos de não divulgação, e irão ajudar a organizar um número crescente de colaborações entre os pesquisadores e o setor privado, garantindo vantagens para ambos os lados.

– Pequenas e médias empresas cada vez mais utilizarão resultados de pesquisa disponíveis em acesso aberto, impulsionando o impacto social e econômico da ciência.

–  A digitalização das atividades de pesquisa permitirá que as organizações de pesquisa usem as informações para tomar decisões estratégicas mais informadas. Atualmente, a maioria das organizações de pesquisa tem uma visão superficial da pesquisa que está sendo realizada dentro de seus departamentos. Ferramentas que reúnem informações sobre dados publicados e não publicados dentro da organização poderão criar novas sinergias, sugerindo colaborações.

Após a leitura do Relatório, constatamos que muitas das atividades e previsões já são realidade. Porém, fica a pergunta: as bibliotecas universitárias brasileiras estão cumprindo seu papel na vanguarda da transição? A “digitalização” da ciência está mudando os processos de pesquisa e publicação. Esta mudança gera impacto de várias maneiras, não só no trabalho diário dos pesquisadores, mas também nos serviços de biblioteca. As bibliotecas, no entanto, só podem gerir esta transição com sucesso se forem parceiras da comunidade científica, envolvidas em projetos conjuntos.

Referencia

CROUZIER, Thomas. Science Ecosystem 2.0: how will change occur?” European Commission, July 2015. Disponível em: <http://ec.europa.eu/research/innovation-union/pdf/expert-groups/rise/science_ecosystem_2.0-how_will_change_occur_crouzier_072015.pdf> Acesso em 12 jan. 2016. 

Confira também: GUIDELINES on Open Access to Scientific Publications and Research Data in Horizon 2020 Version 2.0. European Commission, 30 October 2015. Disponível em: <http://ec.europa.eu/research/participants/data/ref/h2020/grants_manual/hi/oa_pilot/h2020-hi-oa-pilot-guide_en.pdf>  Acesso em 12 jan. 2016.

Como citar este post [ABNT/NBR 6023/2002]:

DUDZIAK, E.A. Ecossistema de Ciência 2.0: como a mudança vai ocorrer? Trechos traduzidos do Relatório Science Ecosystem 2.0: how will change occur? Jan. 2016. Disponível em: <https://www.aguia.usp.br/?p=4402> Acesso em: DD mês. AAAA.