Dia do Bibliotecário 2017 – “Bibliotecas e Bibliotecários – Temas para uma Agenda Cidadã”

Dia do bibliotecário
O Dia do Bibliotecári​​o (12 de março) ​​este ano na USP teve como tema principal “Bibliotecas e Bibliotecários – Temas para uma Agenda Cidadã” e foi comemorado com um evento no dia 14 de março. 

O papel socioeducativo das bibliotecas e dos bibliotecários é inegável. Do ponto de vista das Bibliotecas públicas propriamente ditas, sobressai sua função de desenvolvimento do hábito de leitura, acesso à informação e acolhimento multicultural. Já as Bibliotecas públicas universitárias se destacam por sua presença subjacente ao ensino, à pesquisa e produção de conhecimento e à extensão universitária.

Ainda que o senso comum possa remeter a um conceito reducionista de biblioteca (entendida muitas vezes como mero armazém de livros) e, ainda que a ascensão das mídias digitais pareça tornar o trabalho desenvolvido nas bibliotecas invisível, suas atividades são hoje ainda mais intensas.

No momento pelo qual passa o país, a biblioteca e o bibliotecário tornam-se ainda mais importantes. São instâncias que proporcionam aprendizado e capacitação, fornecem informação para recolocação profissional e melhoria das condições de vida, promovem momentos de cultura e lazer.

Por todas essas razões, este Dia do Bibliotecário de 2017, constitui-se como uma oportunidade para refletir e (re) significar a identidade da biblioteca e de seus profissionais, buscando fortalecer sua atuação, pensando em temas para uma atuação cidadã. No esteio dessas reflexões se insere a Biblioteca como espaço público multicultural e coletivo e o bibliotecário como agente público, protagonista e articulador.

​Data: 14 de março de 2017
Horário: 9h – 12h
Local: Antiga Sala do Conselho Universitário da USP
​Universidade de São Paulo – ​Prédio da Administração Central
05508-900 – Rua Praça do Relógio, 109 – Butantã, São Paulo, ​SP​
Inscrições: https://www.doity.com.br/dia-bibliotecario-2017

 
​== Programação ==
 
9h – Recepção e Café da manhã 
9h30 – Abertura – Dra. Maria Fazanelli Crestana – SIBiUSP
9h45 – Bibliotecas e Bibliotecários – Temas para uma Atuação Cidadã
– Profa. Dra. Maria das Mercês Apóstolo – FABCI/FESPSP
– Prof. Dr. Paulo Saldiva – Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP)
11h15 – Colocações finais
11h30 – Premiação da Campanha #EuNaBiblioteca – 02 Tablets (Cortesia Dot.Lib)
11h30 – Sorteio de mini-I-Pad (cortesia ITMS Group)
12h – Encerramento
== Vídeo da Transmissão ==

 
== Fotos ==