CRIS Workshop – Sistema de Informação de Pesquisa Corrente

pixa1
O SIBiUSP, em parceria com a Elsevier, promoveu o Workshop sobre Sistema de Informação de Pesquisa Corrente (Current Research Information System – CRIS) que teve como objetivo apresentar as principais vantagens de uso dessa ferramenta para a gestão das atividades de pesquisa. Confira o vídeo da transmissão do evento:
.

Um sistema de informação de pesquisa corrente (CRIS) é um banco de dados ou sistema de informação criado para armazenar e gerenciar dados sobre pesquisas conduzidas em uma instituição. Um sistema CRIS agrega informações de pesquisa de inúmeras fontes internas e externas tais como bases de dados, repositórios institucionais, repositórios de dados e bibliotecas digitais. A partir dessas informações, possibilita realizar análises baseadas em dados e evidências, subsidiando decisões estratégicas confiáveis, abrangentes e acessíveis em tempo real. Permite também que sejam gerados relatórios, avaliações de desempenho, gerenciamento de perfis de pesquisadores, descoberta de redes de colaboração em pesquisa, etc. Um sistema de informação de pesquisa corrente (CRIS) pode reduzir a carga administrativa para pesquisadores, docentes e funcionários envolvidos com as atividades de pesquisa e produção científica.
==Slides da Apresentação ==

.
  • Para os pesquisadores: acesso fácil a informações relevantes e software associado, potência do processador, sistemas de armazenamento.
  • Para gerentes de pesquisa e gestores: fácil medição e análise da atividade de pesquisa e fácil acesso a informações comparativas.
  • Para comissões de pesquisa: otimização do processo de financiamento.
  • Para empresários e organizações de transferência de tecnologia: fácil recuperação de idéias e tecnologias inovadoras em um ambiente assistido e fácil identificação de concorrentes e pesquisas previamente realizadas.
  • Para a mídia e para o público: fácil acesso à informação, software e poder computacional para permitir a apresentação dos resultados de pesquisa em contextos apropriados.

Os sistemas CRIS utilizam o padrão CERIF (Common European Research Information Format), proposto pela Comunidade Européia, desenvolvido e mantido pelo euroCRISEntre os exemplos de soluções comerciais e universitárias CRIS, incluindo o tratamento de contratos, projetos, publicações, planos de estudo e patentes disponíveis estão o Pure (Elsevier), Converis (Thomson Reuters/Clarivate), DSpace-CRIS.

CRIS (Current Research Information System) Workshop – Sistema de Informação de Pesquisa Corrente
Data: 03 de maio de 2017
Horário: 9h – 12h
Local: Auditório do IEA/USP (Antiga Sala do CO)
Prédio da Administração Central
Rua Praça do Relógio, 109 – Térreo – Bloco L
05508-050 – Cidade Universitária – Butantã – São Paulo – SP
Público-alvo: bibliotecários, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação.
Ministrante:  Sr. Alex Uchoa (Elsevier)
Inscrições: https://www.doity.com.br/cris-workshop-2017
Transmissão via IPTV USP: http://iptv.usp.br/portal/transmissao/CRIS