Coleções Iconográficas da Biblioteca da FAUUSP em destaque

Apresentação das Coleções Iconográficas Originais da Biblioteca da FAUUSP

apresentaçoes FAU

Nos dias 29/06 e 07/07 de 2017 aconteceram as apresentações das coleções iconográficas da Biblioteca da FAU (fotografias e desenhos arquitetônicos) aos candidatos aos Programas de Pós-Graduação da FAU para estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre os originais em custódia da Biblioteca. Ao todo 22 pessoas compareceram e puderam conhecer a equipe, professores membros da Comissão Assessora da Direção junto ao Serviço Técnico de Biblioteca, serviços oferecidos e o mais importante: as coleções.

A Biblioteca vem a público agradecer a participação de todos os interessados, dos professores Artur Rozestraten e Joana Mello por terem liderado as apresentações, às equipes das Seções Técnicas de Materiais Iconográficos e de Conservação e Preservação pelo planejamento e condução da atividade, e à Comissão de Pós-Graduação da FAU que aceitou a proposta e abriu espaço para a Biblioteca participar da Apresentação dos Programas de Pós-Graduação aos candidatos, incluindo alguns minutos da primeira etapa do evento para apresentar sua estrutura geral de serviços e produtos. Como feedback recebemos que a experiência foi muito positiva e diante disso, novas apresentações das coleções iconográficas serão ofertadas para contribuir com a divulgação que já acontece através dos trabalhos acadêmicos e publicações externas que se valem desse patrimônio para se concretizar.

Para os que não puderam participar, mas têm interesse nas coleções, ficam algumas dicas:

Seção Técnica de Materiais Iconográficos – Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Atendimento mediante agendamento com antecedência mínima de 24h. Entrar em contato especificando os materiais e o motivo da consulta, com sugestões de data e horário: Contatos: E-mail: bibfau@usp.br Fone: 3091-4518. Abaixo, exemplo de material da Coleção: Edifício Ernesto Ramos, rua Marconi, São Paulo. Estudo da fachada principal de autoria do arquiteto Jacques Emile Paul Pilon.

coleção FAU
Coleção Iconográfica da Biblioteca da FAU

Catálogo de Projetos – É possível realizar pesquisa por autor, título e/ou data dos projetos desejados. Na busca por autor, dê preferência ao último sobrenome do arquiteto; na busca por título, dê preferência às palavras-chave. Na lista de resultados, aparecerão o título, o autor, a data e a classificação; esta última informação é necessária para a localização da obra no acervo. Exemplo: PE AR78/727.3 F. Classificações iniciadas em PE são cópias em escala, liberadas para cópia e fotografia; iniciadas em P são originais, somente liberadas para consulta mediante aprovação Comissão Assessora da Direção junto ao Serviço Técnico de Biblioteca da FAUUSP. Para verificar a existência de versão digitalizada, fotografias e documentação paralela de projetos constantes no catálogo, entrar em contato com a Seção Técnica de Materiais Iconográficos.

Arquigrafia – O Projeto Arquigrafia – acessível também como aplicativo Android para smartphones, é um ambiente colaborativo de imagens de arquitetura na web. Em parceria com a Seção Técnica de Materiais Iconográficos da Biblioteca da FAUUSP, a equipe do Arquigrafia desenvolve um intenso trabalho de conservação de material fotográfico original, digitalização e difusão web que faculta o acesso público e gratuito a um dos mais relevantes acervos de imagens fotográficas de arquitetura e urbanismo. Historicamente, o acervo também se constitui desde os anos 1960 de maneira colaborativa, com doações de estudantes, professores e pesquisadores.Arquigrafia

Leituras complementares sugeridas

MARQUES, E. A. Serviço de Biblioteca e Informação da FAUUSP. Pós, São Paulo, n. 20, p. 226-238, dez,/2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43495/47117>. Acesso em: 08 maio 2014.

SAKURAI, T. et al. Acervo David Libeskind MAB/FAUUSP: constituição por meio do ensino, aprendizado e difusão. In: DOCOMO BR, 11, 2016, Recife. Anais eletrônicos… Disponível em: <http://bit.ly/2tILO4o>. Acesso em: 15 maio 2017.

SILVA, Joana Mello de Carvalho e. Um acervo, uma coleção e três problemas: a Coleção Jacques Pilon da Biblioteca da FAUUSP. Anais do Museu Paulista,  São Paulo ,  v. 24, n. 3, p. 45-70,  Dec.  2016 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142016000300045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  12  Julho  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0302