Capes divulga atualização do Qualis Periódicos 2013-2014

SIBiUSP 2015 – por Sibele de Fausto

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação do governo brasileiro, divulgou nessa segunda-feira, 21 de setembro de 2015, a atualização da classificação Qualis Capes de Periódicos para os anos de 2013 e 2014.

O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, com base na publicação em periódicos científicos. Tal processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas pelas instituições de ensino superior. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Desta forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, dos periódicos científicos. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização, enquadrados em estratos indicativos de qualidade:

A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C.

A consulta ao Qualis-Capes sempre foi feita através do WebQualis, uma interface online do sistema. Este ano, a Capes inovou e disponibilizou os dados por meio da Plataforma Sucupira, que é a nova ferramenta on-line do Sistema Nacional de Pós-Graduação para coletar informações sobre os programas, realizar análises, avaliações e servir como base de referência, e que foi oficialmente lançada no início de 2014. O nome da plataforma foi uma homenagem ao prof. Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965, conhecido como “Parecer Sucupira”, que conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes atuais.

O SIBiUSP replica o tutorial divulgado pela Capes para acesso às informação de atualização do Qualis Periódicos pela Plataforma Sucupira.

Instruções para acesso às atualizações do Qualis Periódicos 2013 e 2014

1. Acesse o link da Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ – abra a aba “Consultas”

QUALIS1

2. No campo “Informações Gerais”, acessar o link “Periódicos Qualis”

QUALIS2

3. Será apresentada a tela abaixo, onde a escolha do “Evento de Classificação” é obrigatória. Para obter as classificações de 2013 e 2014, devem ser selecionados os eventos “Qualis 2013” ou “Qualis 2014”. As classificações de períodos anteriores também podem ser consultadas.

QUALIS3

4. É possível gerar o arquivo de classificação do Qualis para uma ou mais áreas de avaliação, por meio da seleção do botão +. Ao clicar no botão “Consultar” será gerada uma planilha em formato Excel conforme os filtros marcados.

QUALIS4

[Com informações do Ofício Circular 22/2015 – DAV/CAPES]

Como citar este post [ABNT/NBR 6023/2002]:

FAUSTO, Sibele. Capes divulga atualização do Qualis Periódicos 2013-2014. Set. 2015. Disponível em: <https://www.aguia.usp.br/noticias/capes-divulga-atualizacao-qualis/>. Acesso em: DD mês. AAAA.