Biblioteca do IQSC-USP renovada!

O Serviço de Biblioteca e Informação (SBI) do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP) empreendeu um processo de renovação de seu espaço, repensando o paradigma tradicional de biblioteca como uma depositária de acervo para um novo ambiente interativo de aprendizagem, incorporando mudanças que atendessem às novas expectativas do público-alvo (levantadas através de pesquisa entre os usuários na fanpage da biblioteca), além de estimular o acesso, a reflexão, a busca e a criação do conhecimento e ainda considerando um espaço cultural capaz de favorecer a integração e a socialização entre os vários públicos usuários.

Tais mudanças exigiram criatividade e poucos recursos financeiros, mostrando que as condições restritivas tanto institucionais como nacionais não são barreiras para a inovação. O ponto-chave para a reestruturação pretendida foi o nível de volume do som. Assim, o prédio de 3 andares, ocupando uma área de 1.442 m2 foi reestruturado de acordo com o nível de ruído permitido. O piso térreo, reservado para a promoção da socialização e a integração, é o andar que permite mais burburinho, com o novo layout adotando mesas de conversa em grupo e espaço para o oferecimento de várias atividades.

O segundo andar do prédio é o piso intermediário, reservado para conversas moderadas e assim permitindo um nível de ruído menor.  É nesse andar que estão as salas para estudo em grupo e mesas para estudo individual, com facilidades como tomadas para uso de aparelhos eletrônicos e também uma Sala Multiuso, com recursos informacionais e multimídia necessários para auxiliar as atividades de ensino, palestras para pequenos públicos e treinamentos (por exemplo, de bases de dados) e aulas. Por fim, o terceiro e último andar é o piso dedicado ao silêncio, propício para aqueles que querem dedicar-se ao estudo, com mesas individuais e as estantes que abrigam as coleções.

Esse novo layout foi acompanhado por mudanças conceituais nos processos da biblioteca, incorporando novidades como um ponto de BookCrossing, prática disseminada internacionalmente de deixar um livro num local público para que outros possam ler, sem a necessidade de identificação ou prazo de devolução; entre outras inovações no uso do espaço da biblioteca.

Para Clelia Dimário, responsável pela equipe do SBI, “São muitos os nossos desafios para o futuro. Estamos procurando realizar essa reestruturação de maneira que atenda às demandas e expectativas dos nossos usuários e dentro das condições atuais da Universidade. Queremos tornar a nossa biblioteca também um local de integração, um local mais atraente e prazeroso, um ambiente de aprendizagem interativa”.

Saiba mais:

Matéria do Jornal da USP

screenshot-jornal.usp.br 2016-07-28 12-00-59

Matéria do jornal Primeira Página de São Carlos

JORNAL_CIDADE_IQSC

Confira fotos do novo espaço reestruturado e das atividades da Biblioteca do IQSC-USP na página do Facebook: https://www.facebook.com/BibliotecaIQSC

13325446_623372081163805_4457114166525146630_n