Biblioteca Digital de Obras Raras é matéria no Jornal Extra Online

A ‘Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da Universidade de São Paulo’ disponibiliza para consulta documentos selecionados que retratam parte da história do Brasil. O acervo reúne coleções, publicações especializadas, livros, folhetos, revistas, jornais e outras tipologias que vão do século XV ao XX. Além das obras antigas, também inclui documentos únicos, inéditos, parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres. A consulta é gratuita.

Além desse material, estudantes, professores e pesquisadores também vão encontrar na plataforma parte da documentação histórica da própria universidade. A ideia é disponibilizar documentos que retratam o desenvolvimento nacional de várias áreas do conhecimento e fatos que tiveram impacto na vida e costumes de diferentes épocas do estado de São Paulo e do Brasil. É o caso, por exemplo, das edições da Revista de Medicina, do Jornal O Bisturi, da Revista da Faculdade de Direito e outras publicações que o interessado pode encontrar no site. O acesso à biblioteca pode ser feito por meio deste link.

O projeto está sob a responsabilidade da Divisão Biblioteca de Obras Raras e Especiais do Departamento Técnico do SIBiUSP. A seleção das obras é realizada com a ajuda de especialistas de diversas áreas. O tratamento, processamento e preservação digital dos documentos seguem padrões nacionais e internacionais de exigência.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/conheca-biblioteca-digital-de-obras-raras-da-usp-15693441.html

screenshot-extra.globo.com 2015-03-26 09-57-46
Matéria do Jornal Extra Online – Conheça a biblioteca digital de obras raras da USP