Bibliometria e Cientometria no Brasil: infraestrutura para avaliação da pesquisa científica na Era do Big Data

bibliometria_livroProfessores do Departamento de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes da USP lançam obra em acesso aberto sobre bibliometria e cientometria. Organizado pelos Professores Rogério Mugnaini, Asa Fujino e Nair Yumiko Kobashi, o livro “Bibliometria e Cientometria no Brasil: infraestrutura para avaliação da pesquisa científica na Era do Big Data” reúne uma coletânea de textos extraídos das conferências apresentadas por especialistas durante o 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (5º EBBC), realizado em julho de 2016, na Universidade de São Paulo e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes.

Em anos recentes, indicadores bibliométricos e cientométricos ganharam importância, principalmente devido a seu potencial de utilização como subsídio a políticas, investimentos em pesquisa e avaliação da ciência. Esse movimento tem se fortalecido tanto no Brasil quanto no exterior. 

Conhecer a diversidade das teorias e aplicações da Bibliometria e da Cientometria tornou-se essencial, não só para formuladores de políticas públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T &I), quanto para profissionais e docentes que dedicam seus esforços ao avanço dessa área de conhecimento, bem como investem na visibilidade e reconhecimento da produção científica nacional. 

Nesse sentido, a leitura da obra “Bibliometria e Cientometria no Brasil: infraestrutura para avaliação da pesquisa científica na Era do Big Data”, que acaba de ser publicada no Portal de Livros Abertos da USP, torna-se obrigatória aos estudiosos da área. 

MUGNAINI, Rogério; FUJINO, Asa; KOBASHI, Nair Yumiko (organizadores). Bibliometria e Cientometria no Brasil: infraestrutura para avaliação da pesquisa científica na Era do Big Data. São Paulo: ECA/USP, 2017. 218 p. Disponível em: < http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/129> Acesso em: 20 março 2017. ISBN 978-85-7205-170-5. https://doi.org/10.11606/9788572051705