Agências de Financiamento lançam o Open Research Funders Group

Organizações proeminentes de financiamento se unem para lançar grupo aberto de financiadores de pesquisa. A colaboração promove uma maior partilha de artigos e dados de pesquisa.

Open Research

WASHINGTON, DC (15 de dezembro de 2016) – Oito organizações muito famosas anunciaram hoje o lançamento do Open Research Funders Group, uma parceria concebida para aumentar o acesso aberto aos resultados de pesquisa.

Os membros inaugurais do Open Research Funders Group (ORFG) incluem a Alfred P. Sloan Foundation, a American Heart Association, Bill & Melinda Gates Foundation, Doris Duke Charitable Foundation, John Templeton Foundation, Laura and John Arnold Foundation, Open Society Foundations, e a Robert Wood Johnson Foundation.

Com quase US $ 5 Bilhões de dólares em subsídios anuais combinados, essas organizações estão empenhadas em usar suas posições para promover o compartilhamento mais aberto de artigos e dados de pesquisa. Esta abertura, acreditam os membros, acelerará o ritmo e reduzirá as lacunas na partilha de informação, incentivando a inovação e promovendo a reprodutibilidade. 

“O Open Research Funders Group oferece uma oportunidade única para os financiadores falarem com uma única voz sobre acesso aberto, dados abertos e ciência aberta “, disse Trevor Mundel, Presidente da Global Health no Bill & Melinda Gates Foundation. “Isso amplifica nosso compromisso compartilhado de acelerar o acesso ao trabalho que financiamos e o conhecimento que é gerado “. 

Dr. Ivor Benjamin, presidente do Comitê de Pesquisa da American Heart Association, afirma que “O ORFG alinha os objetivos estratégicos da American Heart Association e nossa convicção de que o investimento em pesquisa é maximizado através de sua ampla disponibilidade para uma comunidade em expansão das partes interessadas (stakeholders) e usuários finais. Estamos ansiosos para aprender com as organizações pares que têm desenvolvido e implementado políticas de acesso aberto e de dados abertos, e, em troca, vamos compartilhar o que aprendemos com nossa própria experiência “.

O Open Research Funders Group irá reunir-se regularmente para desenvolver princípios acionáveis ​​que podem ser usados pelos Financiadores para acelerar o acesso à pesquisa e aos dados subjacentes. O ORFG compilará recursos e melhores práticas para ajudar as organizações de financiamento a desenvolverem e comunicarem políticas a partes interessadas internas e externas. Além disso, o grupo identificará oportunidades para desenvolver infra-estrutura que pode acelerar a abertura global. A ORFG será assistida nos seus esforços pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition), que vai atuar na coordenação para o projeto. O Grupo surgiu de um fórum de partes interessadas em acesso aberto convocado pela Robert Wood Johnson Foundation e SPARC no final de 2015.

Mais informações sobre o Open Research Funders Group podem ser encontradas em www.orfg.org. A adesão está aberta a Organizações sem fins lucrativos em todo o mundo que mantêm ou ajudam atividades de caridade, educação ou outras bem público. Os membros potenciais devem financiar e / ou realizar diretamente pesquisas acadêmicas ou científicas.  

Release de lançamento do ORFG