Seminário marca 35 Anos do SIBiUSP

SIBiUSP_35_Anos

A importância das bibliotecas é indiscutível. Hoje, ao mesmo tempo em que mantêm suas atividades tradicionais, as bibliotecas deparam-se com os novos desafios (e oportunidades) de uma realidade interconectada-digital. A proliferação de dados e informações, bem como a diversidade dos canais de comunicação, incluindo os dispositivos móveis e os efeitos das redes sociais, moldam as atividades diárias e as expectativas tanto de usuários quanto dos próprios profissionais que atuam em bibliotecas.

Nas bibliotecas universitárias os desafios parecem ser ainda maiores, pois defrontam-se com temas como a internacionalização, a competição por recursos, a globalização da ciência, a hegemonia dos indicadores, métricas e rankings, para citar alguns. Entidades como a Association of College & Research Libraries (ACRL), o Center for Research Libraries (CRL), a Ligue des Bibliothèques Européennes de Recherche – Association of European Research Libraries (LIBER), entre outras, evidenciam o papel relevante que as bibliotecas universitárias atualmente exercem nas atividades de formação, pesquisa e promoção da ciência.

Em universidades classe mundial como Harvard, Stanford, MIT e Oxford, as bibliotecas exercem atividades essenciais de apoio ao estudante, ao docente e ao pesquisador. Fornecem de guias de pesquisa a ferramentas de suporte às aulas, de treinamentos no uso de bases de dados a orientações de gestão de dados de pesquisa, de levantamentos bibliográficos a sofisticados relatórios bibliométricos.

Em parceria com professores e editores, as bibliotecas possibilitam a capacitação de centenas de pessoas, tanto na pesquisa quanto na escrita e publicação científicas. Gerenciam massas de dados gigantescas e milhares de documentos em seus acervos, catálogos e repositórios. Prospectam, coletam, registram, preservam e disseminam a produção intelectual de suas instituições, defendendo o princípio fundamental do amplo acesso à informação e ao conhecimento.

Essa também é a realidade do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo que, ao completar 35 anos de existência, consolida sua trajetória e reconhece a importância das pessoas que compartilham seu dia a dia. Para celebrar mais de três décadas de desafios e conquistas, no dia 25 de outubro será realizado um Seminário que reunirá autoridades, especialistas e representantes das bibliotecas da USP para discutir o passado, o presente e o futuro do SIBiUSP. Confirme sua participação. 

SIBiUSP 35 Anos: estimulando o aprendizado, enriquecendo a pesquisa
Data: 25 de outubro de 2016 
Horário: 9h – 12h45 
Local: Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin 
Edifício Brasiliana – Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, SP 
Inscriçõeshttps://www.doity.com.br/sibiusp35anos

== PROGRAMAÇÃO ==

8h30 – 9h | Recepção e registro

9h – 9h30 | Abertura – 35 Anos de SIBiUSP

Carlos de Almeida Bacellar – Presidência do Conselho Supervisor do SIBiUSP
Vahan Agopyan – Vice-Reitoria da USP
Maria Fazanelli Crestana – Chefia Técnica do SIBiUSP

9h30 – 12h30 | O papel das Bibliotecas na promoção da Pesquisa e na Produção de Conhecimento
Palestrantes:
José Goldemberg – Presidência da Fapesp 
Flávio Fava de Moraes – Diretoria Geral da Fundação Faculdade de Medicina da USP

Moderadora:
Rosaly Favero Krzyzanowski – Coordenadora da Biblioteca Virtual da Fapesp

12h30 – 12h45 | Projeto Alumni USP
Marina Helena Cury Gallottini – Escritório Alumni USP

12h45 | Encerramento

==============================================

 Informações: atendimento@aguia.usp.br