35 Anos do SIBiUSP serão comemorados na 19ª. Semana do Livro e da Biblioteca

Neste ano de 2016 celebramos a 19a. Semana do Livro e da Biblioteca na USP entre os dias 24 e 27 de outubro. Tal festividade se torna ainda mais pertinente pois acontece no ano em que comemoramos os 35 Anos do nosso Sistema Integrado de Bibliotecas.

sibi

SIBiUSP 35 Anos: Estimulando o Aprendizado, Enriquecendo a Pesquisa

A afirmação busca refletir e marcar a trajetória de 35 anos do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo.

As bibliotecas sempre exerceram importante papel na formação de pessoas e de profissionais. Sabe-se que a vivência em bibliotecas proporciona o enriquecimento da cultura, do saber e do aprendizado. Todavia, é nas bibliotecas universitárias que o aprendizado acontece em estreita ligação com a pesquisa, por meio da descoberta e da investigação. Nesse contexto, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP distingue-se por seu pioneirismo e determinação.

Mantendo suas funções tradicionais de aquisição, organização, catalogação e orientação de usuários, o Departamento Técnico e as 48 Bibliotecas da USP componentes do Sistema, sob a coordenação de seu Conselho Supervisor, evoluíram como sistema e como organização que presta serviços qualificados, fornece opções de acesso à informação em uma variedade de mídias e fontes, e trabalha em estreita parceria com dirigentes, pesquisadores, docentes e estudantes na formação de profissionais e na produção de conhecimento.

No esteio destas atividades, o que torna o SIBiUSP único e o diferencia dos demais sistemas de bibliotecas é a atenção e o empenho dedicados à pesquisa e a seus resultados. O esforço empreendido na prospecção, coleta, registro, preservação e disseminação da produção intelectual (científica, acadêmica, técnica e artística) da USP antecipou-se às tendências mundiais de acesso aberto à informação. Antes mesmo da formalização do Sistema, as bibliotecas da USP já tinham iniciado o trabalho que garantiu que ativos únicos e inestimáveis da Universidade permanecessem disponíveis a esta e a outras gerações de pesquisadores e ao público em geral, salvaguardando os resultados das atividades de pesquisa da USP.

Ao longo de três décadas, o SIBiUSP se consolidou como instituição, sem perder de vista os desafios inerentes às bibliotecas e à própria Universidade, estimulando o aprendizado e enriquecendo a pesquisa. Para marcar este momento, convidamos a todos a participar do evento comemorativo que reunirá as equipes das bibliotecas, autoridades, docentes, estudantes e servidores da USP, e demais interessados.

SIBiUSP 35 Anos: estimulando o aprendizado, enriquecendo a pesquisa
Data: 25 de outubro de 2016
Horário: 9h – 13h
Local: Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin