Conteúdo do site

Histórico

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo teve seu Regimento aprovado a partir da Portaria GR n. 2.403, de 18 de Novembro de 1988 – http://www.usp.br/sibi/Portaria-Resolucao/port_gr_2403.htm

Em 18 de dezembro de 2006, a partir da Portaria GR n. 3.726, foi regulamentada a Comissão de Credenciamento do Programa  http://www.sibi.usp.br/credenciamento/regimento.htm

Em 2008, o Portal de Revistas USP foi desenvolvido com o objetivo de reunir, organizar e promover o acesso aberto aos periódicos científicos publicados sob a responsabilidade da Universidade, ampliando sua visibilidade e acessibilidade em âmbito nacional e internacional.

Em 2012, foi lançado o novo Portal de Revistas da USP, elaborado em plataforma DSpace, um sistema opensource, interoperável com outros sistemas nacionais e internacionais, além de possibilitar a indexação por ferramentas de busca como o Google Scholar, o que amplia a visibilidade da produção intelectual da USP. O novo Portal de Revistas da USP garante o acesso aberto a textos completos com 104 títulos de revistas credenciadas editadas pela Universidade, e possibilita a obtenção de indicadores da produção científica, como relatórios de índices de citação e de coautoria, além de ampliar sua visibilidade.

Anualmente, o Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP publica Edital que visa apoiar projetos de editores USP que tenham por objetivo o aperfeiçoamento de seus periódicos nos seguintes aspectos: aumento do fator de impacto, internacionalização e produção editorial (incluindo diagramação, tradução, revisão gramatical e, excepcionalmente, impressão).

Fim do conteúdo, você pode: