Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 11 n. 1 janeiro 2006

EDITORIAL

Este número contém informações dos eventos e atividades ocorridos em dezembro de 2005 , além de outras notícias.

Destaca-se matéria da Biblioteca da FMVZ sobre a estratégia de implementação do PAQ naquela biblioteca.

Convidamos todas as bibliotecas para enviar notícias para o Boletim Interação, no espaço “Acontece na Biblioteca”

Esperamos com isso ter mais um canal para troca de experiências e informações.

Aproveitamos para desejar um Feliz 2006!

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA
– RESULTADO DO PAQ

Dentro da filosofia do PAQ “Programa de Avaliação da Qualidade dos Produtos e Serviços do SIBi/USP”, a Biblioteca Virginie Buff D’Ápice daFaculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia realizou enquete para verificar o grau de satisfação dos usuários com os novos computadores concedidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi/USP).

Os modernos equipamentos facilitam e agilizam, ainda mais, o acesso eficiente à informação, além de oferecer diversas ferramentas aos usuários, tais como: gravador de CD, leitor de DVD, entre outros.
A enquete foi respondida por 214 usuários e os resultados obtidos estão representados no gráfico a seguir:

1.) A qual comunidade você pertence?

2.) Em que categoria você se enquadra?

3.) Dê sua opinião sobre os novos equipamentos da biblioteca.

4.) Sobre a nova tela de fundo dos computadores, o que você achou?

Observou-se, a partir dos dados obtidos, o elevado grau de satisfação dos usuários com os novos equipamentos concedidos, recentemente, pelo DT/SIBi. Verificou-se que quase a totalidade, cerca de 99%, dos respondentes avaliou entre Ótimo e Bom (70% Ótimo e 29% Bom).
Notou-se, ainda, que computadores modernos influenciam, positivamente, na qualidade dos serviços oferecidos e, conseqüentemente, na satisfação dos usuários, além de contribuir com as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Tendo em vista, portanto, a grande importância dos equipamentos de informática como facilitadores do acesso à informação, a FMVZ agradece o Departamento Técnico do SIBi/USP, representado pela Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari, pelas iniciativas e constante empenho na realização de melhorias para as Bibliotecas da USP.

II Seminário de Compartilhamento de Experiências
das Bibliotecas do CRUESP

No dia 13.12.p.p., profissionais das bibliotecas da UNESP, USP e UNICAMP participaram do “II Seminário de Compartilhamento de Experiências das Bibliotecas do CRUESP”. Realizado no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, da Escola Politécnica da USP. A exemplo do anterior, o evento teve por finalidade a oportunidade de compartilhar experiências entre as equipes das Bibliotecas.

O evento teve a apresentação dos Gestores do Consórcio CRUESP/Bibliotecas e do Prof. Dr. Júlio Cezar Durigan, representando os Reitores das três Universidades Estaduias Paulistas, que enfatizaram a importância da manutenção desse espaço de aprendizagem entre as equipes.

A Sra. Adriana Cybele Ferrari, Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP apresentou o trabalho “Convergência: a trajetória do Consórcio CRUESP/Bibliotecas” e também os resultados da avaliação do 3º SIBD que teve a coordenação do Consórcio CRUESP/Bibliotecas e ISTEC.

O Professor Doutor Milton Lahuerta, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, fez uma palestra com o título Ética, Compromisso e Responsabilidade no Serviço Público.

Para ampliar o compartilhamento de conhecimento, nesta segunda edição do Seminário foram introduzidas mesas temáticas com apresentação das dissertações defendidas por bibliotecários do CRUESP. Os trabalhos versam sobre a organização das informações em ambientes virtuais, metodologias para medir a eficiência de bibliotecas e gestão de sistemas de informação.

Além das mesas, houve também exposição de pôsteres dos trabalhos apresentados, pela equipe, nos diversos eventos da área ocorridos nos últimos 02 anos..

Veja fotos do evento!
Veja reportagem sobre esse evento feita pela Assessoria de Imprensa da UNESP

SCIENCE DIRECT

O acesso à base de dados Science Direct, da Elsevier, efetiva-se a partir de equipamentos existentes na USP e pela participação da Universidade de São Paulo no Portal de Periódicos da CAPES. Segundo divulgação naquele website:

“Contém publicações periódicas da Elsevier e de outras editoras científicas, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. Clique no título desejado para folhear os fascículos e consultar os resumos e os textos completos dos artigos. Quando estiver no site deste editor, você poderá ter acesso às tabelas de conteúdo e aos resumos de outras publicações não assinadas pela CAPES. Nestes casos, os textos completos dos artigos poderão ser obtidos on line, mediante pagamento ao editor, ou através de programas de comutação bibliográfica, como o COMUT, que localiza documentos no Brasil e no exterior e fornece as cópias solicitadas. Consulte sua biblioteca para obter mais informações sobre este serviço. Em ambos os casos, o pagamento será de responsabilidade do usuário”.

Os títulos da Science Direta estão distribuídos, também, na lista de Revistas Eletrônicas da SIBiNet, com possibilidade de acesso aos textos completos.

Por Rosa Maria Fischi Zani

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
(011) 3091-4195 | atendimento@abcd.usp.br