Conteúdo do site
Submenu: Publicações

Boletim Interação – v. 10 n. 3 março 2005

EDITORIAL

Acompanhe no Boletim Interação deste mês como foram as comemorações do Dia do Bibliotecário, informações sobre novas Bases de Dados disponíveis para as bibliotecas do SIBi/USP e também sobre o Programa de Ginástica Laboral.

Colabore com sugestões para o nosso Boletim, enviando-as para o e-mailatendimento@aguia.usp.br.

COMEMORAÇÃO DO DIA DO BIBLIOTECÁRIO

No dia 10 de março aconteceu o Encontro Comemorativo do Dia do Bibliotecário, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, com presença de 120 pessoas.

O evento foi transmitido pela internet e, segundo informações do Estúdio Multimeios do Centro de Computação Eletrônica da USP, a transmissão atingiu 60 acessos simultâneos.

Dando seqüência às comemorações, no dia 11 um grupo de 34 pessoas visitou a Estação Ciência.

SCIFINDER SCHOLAR – CHEMICAL ABSTRACTS ON-LINE

Dentro da política vigente de desenvolvimento das coleções de periódicos, prevista para a Universidade de São Paulo, e de acordo com a decisão do Conselho Supervisor do SIBi/USP, em sua reunião de 13.09.2004, foi assinada a base de dados SciFinder Scholar para a comunidade USP. Trata-se de um serviço de acesso ao Chemical Abstracts On-line, base de dados da American Chemical Society – ACS, sobre pesquisa científica publicada, em especial para a área de química, de 1907 até o momento.

Nessa área, permite ao pesquisador identificar informações sobre literatura e patentes, atualizadas diariamente, além de possibilitar o acesso direto ao texto completo de publicações, assinadas pela instituição. Oferece ainda: descrição de substâncias químicas, orgânicas e inorgânicas, pesquisa por sub-estrutura química e acesso às reações a partir da estrutura de interesse.

O acesso se efetiva a partir da SIBiNet (https://www.aguia.usp.br), ícones Biblioteca Virtual/Base de Dados, para as Unidades da área.

O treinamento de bibliotecários de referência para uso de SciFinder Scholar para acesso à base de dados Chemical Abstracts On-line, da American Chemical Society – ACS, ocorreu em 01.03.pp., na sala de usuários do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA E-LIVRO

Conforme informado em edição anterior deste Boletim, a UNESCO fez doação pelo Programa de “Parceiros das Bibliotecas do SIBi/USP”, do acesso à plataforma E-Livro, pelo período de um ano.

Reiteramos tratar-se de plataforma internacional, à qual várias bibliotecas de diversos países estão conectadas. Oferece informações oriundas de produtos de cerca de 200 editores, em todo mundo, a saber: UNESCO, McGraw-Hill, Harvard University Press, Cambridge, University Press, entre outras.

O acesso está disponível pelo endereço http://site.ebrary.com/lib/usp, a partir de equipamentos existentes na USP.

Em 01.03.p.p., o Sr. Eduardo Varela, representante da empresa responsável pela plataforma da base E-Livro, fez uma apresentação aos bibliotecários do SIBi/USP, no Auditório da Escola de Educação Física e Esporte, para apresentar os recursos disponíveis da referida base.

BASE DE DADOS MUSE

“The Project MUSE” é uma base de dados que reúne expressiva seleção de periódicos especializados na área de Ciências Humanas.
Proporciona ao pesquisador o acesso ao texto completo de cerca de 200 títulos em: Economia, Educação, Lingüística, Ética, Ciência e Teoria Política, Sociologia, Filosofia, Artes, entre outras.

A USP mantém a assinatura em papel de parte dos títulos da base MUSE, disponíveis nas Bibliotecas do SIBi/USP. O recurso da versão eletrônica amplia as facilidades de acesso ao texto completo das revistas para a comunidade de pesquisa, a partir de equipamentos existentes na Universidade, em seu próprio ambiente de trabalho.

PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NAS BIBLIOTECAS

O DT/SIBi em parceria com o CEPEUSP, iniciará o “Programa de Ginástica Laboral nas Bibliotecas”.

Essa iniciativa pretende auxiliar na conscientização das pessoas de modo
que as mesmas conheçam mais sobre o próprio corpo e, conseqüentemente,
diminuam ou eliminem as possibilidades de problemas de saúde decorrentes de
postura inadequada, lesões por esforços repetitivos, entre outros.

Como há limitação, por parte do CEPEUSP, quanto à capacidade de
atendimento, neste primeiro momento serão incluídas as bibliotecas da
Capital (DT/SIBi, CQ, EE, EP, FE, FFLCH, FM, FMVZ, FO, FSP, IF e IP), que fazem parte do “Programa de Gestão”.

As bibliotecas cujas Unidades já possuem programa semelhante de ginástica
laboral deverão se integrar aos mesmos.

Numa etapa posterior, o programa será ampliado para um maior número de
bibliotecas da Capital.

Rodapé do site

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo - 05508-900 - Cidade Universitária, São Paulo, SP