Conteúdo do site
Submenu: Digitais

Revistas USP

URL: www.revistas.usp.br

O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas.

Trata-se de mais um dos serviços do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, mantido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas, desde 1986.

Apoiado na filosofia do acesso aberto, esse Portal nasce em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional.

Em 2012 é remodelado, alterando-se, inclusive, sua tecnologia inicial, de modo a preparar tanto as revistas como seus editores para mais um salto qualitativo rumo à internacionalização e modernização exigidas na contemporaneidade. Com isso passa a integrar uma rede de portais de revistas científicas que utilizam o Open Journal Systems como plataforma tecnológica.

Assim, hoje, além de ações de capacitação periódicas, suporte de pessoal qualificado e apoio financeiro, os editores também passam a contar com serviços de editoração eletrônica centralizados, aplicação de controle universal por meio do DOI (Digital Object Identifier), serviços de revisão e tradução e, a partir de 2013, edição de arquivos em XML padrão internacional.

O Portal está construído de forma a ser interoperável com sistemas similares nacional e internacionalmente, tais como Google Acadêmico, OASIS do Ibict/MCT, Public Knowledge Project e outros.

No âmbito interno, encontra-se indexado pelo Portal de Busca Integrada do SIBi e ainda está interligado com a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP, de modo a transferir os metadados e o arquivo completo de todos os documentos de autores USP, publicados em qualquer uma de suas revistas, observando-se o prazo de 48 horas e protocolo SWORD.

COMO PARTICIPAR

A participação de revistas da USP implica no atendimento a uma série de critérios de qualidade definidos e aplicados com apoio de uma Comissão de Credenciamento, composta por representantes docentes e bibliotecários das diversas áreas de conhecimento.

Encontra-se em fase de revisão o Regimento do Programa, para atualizar a versão de 2008, visando incorporar as mudanças evidenciadas na área de editoração científica, no Brasil e no exterior, as quais demandam novas linhas de ação e políticas institucionais. As atualizações propiciam, ao conjunto dos periódicos editados pela USP, as condições necessárias ao seu aperfeiçoamento contínuo, profissionalização e internacionalização.

As principais mudanças em estudo referem-se à necessidade de readequação da estrutura do Comitê Científico que terá como principais responsabilidades definir e gerir a política editorial do Programa em sintonia com a política da Universidade; definir as linhas de apoio a serem oferecidas; emitir parecer sobre processos/contratos/convênios envolvendo periódicos científicos da USP, credenciados pelo Programa, e qualquer instituição externa ou editora.

Tais mudanças têm como principal objetivo fortalecer o Programa e renovar sua missão, migrando, de um modelo focado na pura distribuição de recursos financeiros, para o comprometimento fundamental com a excelência científica sempre preconizada pela Universidade de São Paulo.

Para maiores informações visite o Programa de Apoio às Revistas e respectiva Comissão de Credenciamento. O Portal de Revistas participa de uma série de projetos de pesquisas em parceria com outras instituições estaduais, nacionais e internacionais.

Maiores detalhes sobre como e quando os editais de apoio às revistas são lançados, visite o Portal de Revistas da USP.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A equipe gestora do Portal de Revistas USP mantém constante oferta de atendimento personalizado aos editores e equipes bibliotecárias atuantes em revistas parceiras, visando orientar, de maneira ágil e rápida, as dúvidas e sugestões de todos.

A oferta de workshop sobre o OJS ocorre tanto sob demanda de grupos de editores USP como por iniciativa da própria equipe, em intervalos regulares durante o ano.

O Encontro dos Editores de Revistas USP já é um acontecimento anual e busca reunir todos os membros das equipes editoriais das mais de 100 revistas USP, de modo a possibilitar trocas de experiências, ampliar relações e atualizar conhecimentos.

Anualmente, ainda, o Programa oferece apoio a diversos membros das equipes de revistas para participação no Encontro Anual dos Editores Científicos – Enec, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos – Abec.

Fim do conteúdo, você pode: