Conteúdo do site
Submenu: Digitais

Obras Raras

URL: www.obrasraras.usp.br

A Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP é constituída da versão digital de diversos tipos de materiais raros e especiais (livros, revistas, mapas, desenhos, folhetos e outros), disponíveis fisicamente em uma das setenta bibliotecas ou no Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, cobrindo do século XV ao XX. A digitalização visa favorecer a consulta pública e gratuita online de pesquisadores, docentes e alunos e da sociedade em geral.

A seleção para a digitalização das obras do acervo USP segue parâmetros que buscam identificar características como raridade e preciosidade, mas também leva em conta a existência de exemplar único, inédito, participação em edição especial e, certamente, também a importância histórica, literária, cultural e patrimonial.

Seu foco inicial foi voltado às obras de Ciências da Saúde como parte do Projeto Fapesp “Infraestrutura para a Pesquisa de Coleções Raras e Especiais da USP/Unesp/Unicamp: Recolhimento, Preservação, Organização e Disponibilização para Acesso à Comunidade Científica Nacional e Internacional” (Processo nº 2009/54784-7), o qual permitiu não somente a implementação dessa Biblioteca Digital, como ainda a consolidação de um laboratório de conservação e higienização e substancial crescimento do laboratório de digitalização do SIBiUSP.

Atualmente, a BOREH já abrange outras áreas do conhecimento, bem como se abre para outras tipologias documentais como revistas, jornais e plantas de engenharia de valor histórico imensurável para a própria Universidade.

ARQUITETURA

A Biblioteca Digital das Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP utiliza o software DSpace, versão 3.01, XMLUI, como sua base de dados e sistema de gestão da coleção e o sistema Corisco, desenvolvido pela equipe do Projeto Brasiliana USP, como interface de acesso e busca.

Sua arquitetura foi construída de modo a possibilitar a navegação e recuperação de dados com diversos recursos como autor, título, ano de publicação, tipo de documentos (livros, imagens, revistas, etc.). A principal funcionalidade implementada é o suporte do fluxo de trabalho do próprio DSpace e a estrutura de comunidades e coleções especiais, de modo a haver a possibilidade de as distintas equipes bibliotecárias da USP poderem trabalhar simultaneamente na entrada e indexação de seus arquivos, sem dificuldades.

A Biblioteca Digital também busca sua interoperabilidade com os demais sistemas e bibliotecas digitais da USP; desse modo, já está integrada e recebe metadados diretamente do Dedalus (catálogo bibliográfico do SIBiUSP), dialoga com o Portal de Revistas por conta das revistas históricas de interesse de ambos os sistemas e com o Portal de Busca Integrada, inserindo-se, assim, na interface única de acesso disponível na USP.

Já está participando de projetos especiais nacionais e internacionais visando gerar políticas de backup e preservação digital de seus conteúdos, bem como forte estrutura de tecnologias e armazenagem em nuvem.

CONTEÚDO

COLEÇÃO DE LIVROS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Tal coleção se refere a cerca de 2.500 obras (séculos XVI a XX) digitalizadas como parte do Projeto Fapesp.

COLEÇÃO CERVANTINA PUBLIO DIAS
Trata-se de uma coleção de, aproximadamente, 700 itens, contendo exemplares ilustrado do livro Dom Quixote publicado em diversos países, em mais de 60 idiomas. A digitalização se iniciou com os títulos mais antigos e raros.

COLEÇÃO DE REVISTAS CENTENÁRIAS PUBLICADAS PELA USP
Coleção digital completa das revistas publicadas por unidades USP em função de seu valor histórico e em comemoração aos respectivos aniversários. São elas:

  • O BISTURI – revista completando 100 anos, publicada pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP.
  • REVISTA DE MEDICINA – também com 100 anos e originada da mesma Faculdade mencionada anteriormente, cobrindo as atividades de pesquisa docente.
  • REVISTA DE DIREITO – completando 120 anos em 2013, publicada pela Faculdade de Direito da USP, possibilita a construção histórica do Direito no país.

COLEÇÃO DE JORNAIS CENTENÁRIOS DE IMENSO VALOR HISTÓRICO PARA O PAÍS
Coleção de jornais da época da República, publicados na cidade paulista de Itu e parte do acervo do Museu Republicano Convenção de Itu e Museu Paulista, apresentando relatos impostantes da história, período de 1873 a 1926. São eles:

  • IMPRENSA YTHUANA (1876-1891)
  • O ITUANO (1873-1875)
  • REPÚBLICA  (1890-1926)
Fim do conteúdo, você pode: