Conteúdo do site

Fontes de Informação

Diversas fontes de informação tais como bases de dados, metabuscadores, catálogos, bibliotecas e coleções digitais estão disponíveis aos estudantes e pesquisadores da USP para a realização de suas pesquisas bibliográficas. 

  • Acesso à Rede USP (VPN) – O acesso às fontes de informação pela comunidade da USP pode ser aberto ou restrito, dependendo do conteúdo disponibilizado. Para acesso a recursos restritos à Universidade, é necessário utilizar um computador localizado na USP e identificado por meio de IP registrado junto aos fornecedores de conteúdo, ou por meio de acesso remoto via VPN. Para maiores informações, consulte os Serviços de Conexão Remota – VPN/USP.  
  • Pesquisa em Bases de Dados – Bases de Dados Bibliográficas são coleções organizadas de registros bibliográficos que fazem referência a documentos publicados e incluem artigos de revistas acadêmicas e científicas, trabalhos de eventos (Proceedings de conferências, seminários, simpósios, etc), relatórios, publicações governamentais e legais, patentes, livros e capítulos de livros, teses e dissertações, patentes, etc. Para conhecer as bases de dados disponíveis à comunidade USP, consulte Bases de Dados. As Bases de Dados podem ser multidisciplinares ou específicas, referenciais ou de texto completo. Em termos gerais, recomenda-se iniciar a pesquisa sobre um tema, assunto ou tópico em bases de dados multidisciplinares, uma vez que permitem identificar os principais autores e trabalhos mais citados e conhecidos. Exemplos de bases multidisciplinares são a Web of Science (mantida pela Thomson Reuters/Clarivate Analytics/) e a Scopus (editada pela Elsevier). É imprescindível também realizar pesquisa nas bases de dados específicas de acordo com as áreas de conhecimento. Outro recurso de pesquisa essencial para a descoberta de informações são os Metabuscadores.
  • Portal de Busca Integrada da USP e o Portal de Periódicos Capes são exemplos de Metabuscadores, que são sistemas de busca na web que permitem ao usuário realizar uma pesquisa simultânea em várias fontes de informação. São especialmente efetivos em pesquisas que têm o objetivo de recuperar o maior número de documentos sobre determinado assunto ou localizar tópicos obscuros. Outro valioso recurso de pesquisa são os Catálogos Online. 
  • Dedalus é o Catálogo Online das Bibliotecas do SIBiUSP. Os Catálogos Online ou OPACs (Acrônimo de Online Public Access Catalogue) possibilitam a recuperação de informações dos acervos disponíveis nas bibliotecas. Fornece o acesso público ao banco de dados bibliográficos da Universidade e permite a localização das obras existentes nas prateleiras das bibliotecas e/ou disponíveis em meio eletrônico. Viabiliza também empréstimos e renovações de obras dos acervos das bibliotecas da USP para usuários identificados que possuem vínculo ativo com a Universidade. 
  • Bibliotecas Digitais reúnem coleções de objetos digitais que podem ser textos e materiais audiovisuais armazenados em formato eletrônico, bem como os serviços e meios para organizar, armazenar e recuperar os arquivos e mídias contidas em seu acervo. A USP disponibiliza à sua comunidade e ao público em geral diversas Bibliotecas Digitais, incluindo a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Além das Bibliotecas Digitais, é possível acessar acervos digitais de e-Books, de revistas científicas, além da Lista de Revistas A-Z assinadas. Outros acervos digitais incluem o Portal de Livros Abertos, o Portal de Obras Raras, Especiais e Documentos Históricos, e o Portal de Revistas da USP
  • Biblioteca Digital da Produção Intelectual é o Repositório Institucional da USP. Os Repositórios reúnem, disponibilizam, disseminam e preservam a produção intelectual de determinada instituição ou área de conhecimento, tornando possível o acesso livre aos documentos ali depositados. 
Fim do conteúdo, você pode: