Conteúdo do site
Submenu: Acesso Aberto @USP

Consulte opções de Acesso Aberto das Revistas

Antes de enviar seu artigo a uma revista, informe-se sobre as permissões e restrições das editoras e revistas científicas *.

Uma condição comum é a de que algumas editoras não permitem que os autores usem o PDF final do artigo, mas permitem que o autor deposite a versão post-print no Repositório Institucional, com acesso interno à instituição e, após um período de embargo, pode ser disponibilizado publicamente. Consulte a Lista de Editoras e suas políticas de arquivamento. Para saber mais sobre as versões pré-print, post-print e edição final publicada clique aqui

O SHERPA RoMEO é um recurso on-line que agrega e analisa as políticas de acesso aberto de editores e revistas de todo o mundo e fornece resumos das permissões de auto-arquivamento e condições de direitos concedidos aos autores, revista por revista. O SHERPA RoMEO permite que pesquisadores e bibliotecários visualizem as condições dos editores para o arquivamento de acesso aberto em cada periódico. 

Para consultar as políticas de copyright das editoras e revistas científicos, use as caixas de busca abaixo para encontrar um resumo das permissões que normalmente são dadas nos acordos de transferência de copyright das editoras. Consulte antes as Dicas de pesquisa

O SHERPA RoMEO utiliza cores diferentes para ajudar a destacar as políticas de arquivamento do editor. Cada editora está classificada de acordo com uma destas categorias de cores, que lista as condições ou restrições impostas pelas mesmas. É essencial consultar as permissões de cada revista, conforme exemplo abaixo:

Como nem sempre as políticas das revistas são atualizadas no SHERPA RoMEO, recomenda-se também verificar as políticas nos websites das próprias Editoras como ElsevierSageSpringer,Taylor & FrancisWiley

Utilize o website  How Can I Share It – que  mostra permissões de compartilhamento para artigos com DOIs.

O website também apresenta links para políticas de compartilhamento dos principais editores científicos.

Para revistas editadas no Brasil, pode-se consultar o Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras do IBICT).

O autor/pesquisador pode também solicitar autorização à(ao) editora/editor para auto-arquivar o seu documento, se não conhecer a sua política, não se lembrar da declaração que assinou e/ou se o documento que quer depositar já tenha sido publicado há muito tempo.

Consulte também o SHERPA Juliet para visualizar as condições dos financiadores para publicação em acesso aberto. 

* Dúvidas? Entre em contato com a Biblioteca da sua Unidade ou envie mensagem ao atendimento@sibi.usp.br.

 

 

 

Fim do conteúdo, você pode: