Conteúdo do site

Acervos

O SIBiUSP tem um acervo digital constituído de materiais adquiridos de editoras nacionais e internacionais, de materiais compartilhados com parceiros nacionais e internacionais, de acervos disponíveis em acesso aberto na Web e, ainda, de arquivos digitalizados por suas equipes, com base no acervo impresso, além dos acervos físicos das bibliotecas que somam aproximadamente.

Acervo digital

  • (a) e-books: aproximadamente 270 mil obras adquiridas de editoras diversas (em parceria com o Cruesp, bibliotecas ou isoladamente) e suas coleções podem ser localizadas pelo Portal de Busca Integrada ou na Lista de Livros Eletrônicos, pesquisando por Título, ISBN, Autor ou Fornecedor. Dentre as coleções destacam-se a ECCO (Eighteenth Century Collections Online), uma coleção com mais de 150 mil volumes publicados no século XVII no Reino Unido.
  • (b) Revistas Eletrônicas: o SIBiUSP mantém a assinatura online de cerca de quatro mil títulos de revistas internacionais em diversas áreas do conhecimento. Para identificar os títulos disponíveis e as plataformas utilizadas por seus respectivos editores, bem como o fator de impacto das mesmas, deve-se utilizar a pesquisa por títulos constantes na Lista de Revistas Eletrônicas (A-Z) do Portal de Busca Integrada. Para a busca de artigos publicados nesses títulos, utilize diretamente o Portal de Busca Integrada. Além das assinaturas USP, o SIBiUSP é uma das 200 instituições de ensino superior autorizadas a utilizar o Portal de Periódicos da Capes. O Portal oferece acesso a textos selecionados em mais de 31 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na Web. Todo esse conteúdo pode ser acessado diretamente pelo Portal de Periódicos da CAPES ou pelo Portal de Busca Integrada do SIBiUSP.
  • (c) Bases de Dados: são mantidas pelo SIBiUSP aproximadamente 60 assinaturas de bases de dados, das mais diversas áreas do conhecimento. Todas elas estão disponíveis para acesso diretamente no site de seus respectivos editores ou via Portal de Busca Integrada. Tabém é possível acessar Bases de Dados diretamente pelo Portal de Periódicos da CAPES

A Universidade de São Paulo possui ainda uma série de bibliotecas digitais à disposição da comunidade, algumas delas gerenciadas pelo SIBiUSP. Veja o que está disponível para acesso:

  • (a) Revistas da USP: o SIBiUSP mantém, desde 2008, o Portal de Revistas USP (www.revistas.usp.br). Trata-se de uma biblioteca digital das revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas. Todos os artigos disponíveis no Portal são de acesso aberto.
  • (b) Obras Raras e Documentos Especiais: diversas unidades da USP, dentre elas, o Departamento Técnico do SIBiUSP, a Brasiliana, o IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) e outras estão digitalizando seus acervos. Todo esse conteúdo pode ser localizado e acessado diretamente em suas plataformas originais, e, em breve, pelo Portal de Busca Integrada. Hoje, a USP já mantém cerca de 5 mil obras raras e especiais digitalizadas e disponíveis online:
  • DT/SIBi – Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiaishttp://www.bore.usp.br 
  • Brasiliana – Biblioteca Brasiliana Digitalhttp://www.brasiliana.usp.br/bbd/
  • IEB – Biblioteca Digital: http://143.107.31.50/catalogo_eletronico
  • (c) Produção Científica e Acadêmica: o SIBiUSP, desde 1985, é o órgão responsável pela coleta e organização de toda a produção intelectual da Universidade. Até o ano de 2012 toda a produção do corpo docente era cadastrada no banco bibliográfico Dedalus. No final de 2012 foi criada a Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) (www.producao.usp.br) da USP, a qual, além dos registros bibliográficos, contém os textos completos dos materiais produzidos. A USP mantém também, desde 2001, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) (www.teses.usp.br), a maior biblioteca digital do gênero na América Latina, com mais de 42 mil itens defendidos em um de seus programas de pós-graduação. As teses e dissertações se encontram em acesso aberto, e a produção intelectual depende do tipo de contrato firmado por seus autores. Desde outubro de 2012, a USP vem orientando seus membros a buscar licenças não exclusivas com os editores.
  • (d) Vídeos: a USP possui duas importantes bibliotecas digitais de vídeos. A primeira e mais antiga é o IPTV USP (www.iptv.usp.br), um banco de vídeos relativos a palestras, conferências, reuniões, aulas, etc.; além disso, é também o canal da USP de transmissão de eventos em tempo real (streaming). O outro sistema, chamado de e-aulas (www.eaulas.usp.br), é uma biblioteca digital de aulas das disciplinas/cursos oferecidos na USP e já possui mais de 1.500 vídeos.
  • (e) Fotos: estão disponíveis também, à comunidade, duas bibliotecas digitais de fotos, com diferentes focos de conteúdos. A primeira é a USP Imagens (www.imagens.usp.br), um banco de dados de fotos e imagens da Universidade de São Paulo, suas Unidades e eventos. Um acervo riquíssimo da história da principal universidade brasileira. A segunda biblioteca digital é chamada de Cifonauta (cifonauta.cebimar.usp.br), um banco de imagens que contém uma grande variedade de fotos e vídeos provenientes de atividades científicas em biologia marinha. As imagens possuem classificação taxonômica, estágio de vida, habitat e outras informações que permitem navegar de maneira intuitiva e didática.

Os conteúdos acima descritos têm seu acesso restrito a usuários logados com o IP USP ou utilizando equipamentos dentro da Universidade, por exemplo, em nossas bibliotecas.

Para acesso remoto, a partir de equipamentos externos à USP, faz-se necessário o uso da VPN (Virtual Private Network).

Acervo físico

Dedalus – Banco de Dados Bibliográficos da USP

Catálogo online de Acesso Público das bibliotecas do SIBiUSP , de acesso público para localização das obras existentes nas prateleiras das bibliotecas e/ou disponíveis em meio eletrônico (dedalus.usp.br)

 

Fim do conteúdo, você pode: