Portal de Revistas da USP está entre os Top 50 Portais do Ranking Web of Repositories

Ranking_PortalsO Ranking Web of Repositories (http://repositories.webometrics.info/) é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que classifica repositórios institucionais e portais de revistas de todo o mundo de acordo com a sua presença na web, sendo elaborado semestralmente.

O Ranking existe desde 2008 e tem o objetivo de favorecer iniciativas de acesso aberto para a promoção da avaliação da produção científica apoiada no amplo uso de repositórios [1]. O ranking adota como critérios de classificação de repositórios um conjunto de métricas que avaliam sua presença na web, seu impacto e seu uso, a partir de quatro indicadores: tamanho (size) do repositório na web, considerando o número de páginas disponíveis online, o que determina sua presença; quantidade de arquivos pdf disponíveis (rich files); visibilidade (visibility), que leva em conta o número de links externos recebidos pelo repositório, que determina impacto e uso; e o número de itens indexados no banco de dados Google Scholar.

A última edição desse Ranking, lançada em 31 de julho de 2015, trouxe pela primeira vez o Portal de Revistas da USP, que está na 34ª posição, entre outros 300 repositórios considerados top mundiais.

O Portal de Revistas da USP (http://www.revistas.usp.br) foi lançado em 2008 com o objetivo de ampliar a visibilidade dos periódicos editados pela Universidade de São Paulo por meio de sua publicação na Internet. A coleção do Portal de Revistas da USP é formada por periódicos científicos, revisados por pares e de todas as áreas do conhecimento.

Trata-se de uma iniciativa do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas e do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (DT-SIBiUSP) e soma-se a outras estratégias da Universidade para promoção do Acesso Aberto.

Hoje o Portal de Revistas da USP registra 137 revistas, com 4.475 fascículos e 66.264 artigos publicados em acesso aberto. Além disso, obteve 10.209.833 acessos e 5.987.168 downloads nos primeiros sete meses de 2015.


[1] AGUILLO, I.F.; ORTEGA, J.L.; FERNÁNDEZ, M., et al. Indicators for a webometric ranking of open access repositories. Scientometrics, v. 82, n. 3, p. 477-486, 2010. Disponível em acesso aberto no repositório do CSIC: http://digital.csic.es/bitstream/10261/32190/1/Ranking%20of%20Repositories.pdf.