Palestra e Discussão sobre “Estatísticas, Redes Sociais e Eleições” acontece na USP no dia 29 de novembro

A Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP) convidam pesquisadores, docentes, discentes e demais interessados a participarem da

Palestra e Discussão sobre “Estatísticas, Redes Sociais e Eleições”
Data: 29 de novembro de 2018
Horário: 14h – 17h
Local: Auditório Jacy Monteiro – Bloco B
Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP)
Rua do Matão, 1010, Butantã
05508-090 – São Paulo – SP
Inscrições: https://www.doity.com.br/palestra-ime-29nov2018

Ninguém mais duvida do poder e da penetração das mídias sociais no dia a dia. Também é consenso que as redes sociais exerceram influência nas campanhas eleitorais não só nos Estados Unidos, como também no Brasil. E aqui cabem algumas perguntas: por que as avaliações de intenção de votos não puderam prever os resultados das eleições? Como as redes sociais e principalmente o WhatsApp afetaram o quadro? Como lidar com as fake news e robôs que multiplicam mensagens enganosas?

Fato é que a complexidade das interações virtuais transformou a tarefa de prever o resultado das eleições em um verdadeiro desafio. Neste caso, somente um modelo matemático poderia fornecer as respostas?

O objetivo do evento é apresentar evidências e propor a discussão sobre as estatísticas, o poder das redes sociais e os fatores que influenciam nossas decisões. As inscrições são abertas e gratuitas.

• Antonio Galves – Universidade de São Paulo – IME

O Prof. Antonio Galves é probabilista e professor titular do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro (MaCLinC), membro da Academia Brasileira de Ciências, Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

• João Alexandre Peschanski – Faculdade Cásper Líbero

O Prof. João Alexandre Peschanski é professor de Ciência Política na Faculdade Cásper Líbero. Formado em Comunicação Social pela PUC-SP, Ciências Sociais pela USP e por Harvard, mestre em Ciência Política pela USP, doutorando em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison. Trabalhou na Folha de S.Paulo, no Brasil de Fato e na Boitempo Editorial. Integra o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão Científica em Neuromatemática (CEPID NeuroMat). É consultor de política e economia brasileira no Coleman Research Group (EUA).

Organização: Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística

Apoio: Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP)