Integridade e Prevenção de Plágio são temas de Workshop na USP São Paulo

Sistema Integrado de Bibliotecas e a Biblioteca do IME convidam para o evento

“Workshop Integridade e Prevenção de Plágio”

12 de abril de 2018 – 14h – 16h

São Paulo – SP

Frente à grande quantidade de informações disponíveis e à facilidade de acesso a conteúdos acadêmicos, científicos e literários, temas como integridade, comportamento ético e prevenção de plágio ganharam mais visibilidade e importância. Nesse sentido, diversas ações de conscientização e esclarecimento sobre esses temas têm sido promovidas no âmbito da Universidade de São Paulo.

O objetivo do Workshop é apresentar e discutir com os participantes noções básicas de integridade em pesquisa, significado de plágio, quando e porque ocorre, como prevenir, boas práticas de organização da informação e uso de citações e referências em trabalhos acadêmicos e científicos.

A Universidade de São Paulo também disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância, oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).

Workshop Integridade e Prevenção de Plágio
Data: 12 de abril de 2018
Horário: 14h-16h
Local: Auditório Jacy Monteiro – Bloco B – Térreo – IME/USP
Rua do Matão, 1010, Butantã
05508-090 – São Paulo – SP
Inscrições: https://www.doity.com.br/workshop-preven-plagio-ime-2018

== Programação ==

Prof. Dr. Hamilton Varela 14h – 15h – Integridade e Boas Práticas em Pesquisa

Prof. Dr. Hamilton Varela – IQSC/USP – Comitê de Boas Práticas de Pesquisa – USP

Possui graduação em Engenharia Química pela UFRN (1998), mestrado em Físico-Química pela USP (2000) e doutorado no Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft, com tese defendida na Freie Universität Berlin – Alemanha (2003). Realizou estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Física Experimental (E19) da Technische Universität München – Alemanha. Foi Jovem Pesquisador apoiado pela FAPESP entre 2005 e início de 2007 e atualmente é Professor Associado no Instituto de Química de São Carlos – USP. Atualmente integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da USP.

André do Nascimento Serradas  15h – 16h Prevenção do plágio e ferramentas

André do Nascimento Serradas – Departamento Técnico do SIBiUSP

É Bibliotecário Chefe Técnico da Divisão de Gestão de Sistemas de Comunicação e Disseminação de Produtos/Serviços (DGCD) do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e membro da Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP. Em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Graduação da USP gerencia o acesso às ferramentas da Plataforma Turnitin (OriginalityCheck e FeedBack Studio). Coordena o Portal de Revistas e o Portal de Livros Abertos da USP.

O Workshop é gratuito e aberto a todos os interessados. Inscreva-se.!