Reunião com representante da ORCID mobiliza professores, bibliotecários e analistas da USP

No dia 23 de março realizou-se mais uma reunião sobre a implantação do ORCiD na Universidade de São Paulo. O encontro reuniu bibliotecários e analistas do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), sob a direção da Chefe Técnica do Sistema, Dra. Maria Fazanelli Crestana, além do Prof. Antonio Mauro Saraiva (EPEL), representando a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e a Profa. Marina Helena Cury Gallottini (FO), representando o Escritório Alumni da USP, e a Sra. Ana Vera Wynne, representando a ORCID.

orcid março 2017

Durante a reunião, foram abordados tanto aspectos técnicos e operacionais da integração de sistemas e dados, quanto foram compartilhadas informações sobre experiências de implantação do registro institucional ORCiD em universidades como a Flinders University e a King Abdullah University of Science and Technology KAUST (slides abaixo).

A Sra. Ana Vera destacou a importância do planejamento e preparação para a implementação da campanha de divulgação na comunidade acadêmica do identificador ORCiD e esclareceu os principais benefícios para os diferentes stakeholders: gestores, pesquisadores, docentes, analistas, bibliotecários, entre outros.

Como organização internacional interdisciplinar e sem fins lucrativos, a ORCID (Acrônimo para Open Researcher and Contributor ID), foi criada por pesquisadores e organizações de pesquisa para melhorar o processo de identificação e desambiguação de pesquisadores e autores acadêmicos, incrementar a colaboração e eficiência do financiamento da pesquisa, e facilitar o processo de integração de sistemas e dados relacionados à ciência. Dessa forma, contribui para o aprimoramento da comunicação científica por meio da criação e manutenção de identificadores únicos persistentes para pesquisadores individuais e um mecanismo aberto e transparente de ligação entre a ORCID, as organizações de pesquisa e de financiamento, publishers, além de outros esquemas de identificação como ResearcherID, ScopusID e CrossRef DOI, e objetos de pesquisa, tais como publicações, dados, prêmios e patentes.

Relatório recente intitulado Institutional ORCID Implementation and Cost Benefit Analysis Report apresenta estudo que demonstra a relação virtuosa entre custo e benefício da implementação do ORCiD para pesquisadores, universidades, agências de fomento, publishers, sistemas de gestão da pesquisa (CRIS) e sociedade. Para citar alguns benefícios: desambiguação entre autores aprimora a gestão da reputação e aumenta a consistência de informações e dados entre sistemas; aumenta a visibilidade da pesquisa e seus resultados; facilita a transferência de metadados entre diferentes sistemas; ativa um único acesso para vários sistemas, etc.

Quanto à implantação do ORCiD institucional na USP, Ana Vera informou que o processo em andamento pode servir de referência a outras instituições, tendo em vista a relevância da Universidade no cenário nacional e internacional, bem como as possibilidades de integração de vários sistemas acadêmicos por meio da conexão, coleta e gestão de informações e dados via APIs. Afiliada à ORCID desde setembro de 2016, a USP é membro premium. As organizações que se encaixam nesse perfil apresentam necessidade elevada de dados, possuem grande número de pesquisadores, significativa produção científica mensal, têm garantido a integração de iDs ORCID em vários sistemas internos e sistemas hospedados em fornecedores, além do interesse em sincronizar dados próprios com os sistemas ORCiD.

No momento, há  4.722 registros que incluem e-mails com o domínio @usp.br. A expectativa é aumentar o número de registros ORCiD associados a pesquisadores da USP, além de aprimorar a integração e gestão de dados e informações. Confira também a apresentação sobre o ORCiD na USP.

== Universidade de São Paulo ==

== Flinders University ==