Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC)

Biblioteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC)
Fone: (0xx16) 3373-8822 / 3373-9772 – ramais: 213/218
FAX: (0xx16) 3372-3910
Rua Nove de Julho, 1227 – Centro
CEP: 13560-042 – São Carlos, SP
E-mail: sbicdcc@cdcc.sc.usp.br
Catálogo on-line local

HISTÓRICO

A criação do Centro de Divulgação Científica e Cultural-CDCC está diretamente relacionada ao I Simpósio de Integração Universidade – Escolas de 1º e 2º graus (ensino básico), promovido pelo Instituto de Física e Química de São Carlos em novembro de 1979. Esse encontro teve a participação de professores e alunos desse Instituto e de professores das escolas públicas de ensino básico de São Carlos. O seu objetivo principal foi discutir formas de promover a integração da universidade com a escola, o que poderia romper com a barreira que tradicionalmente separa o ensino básico do universitário. Essa discussão motivou a criação da, na época, Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo – CDCC.

Em maio de 1980, a Congregação do Instituto de Física e Química de São Carlos aprovou o regimento de criação da Coordenadoria e foram escolhidos os membros para seu Conselho Diretor:

A fim de se alcançar a principal solicitação dos professores que participaram do Simpósio, a Coordenadoria elencou como seus objetivos principais.

• Coordenar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo IFQSC.
  • Desenvolver e realizar outras formas de integração com a comunidade de São Carlos como cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão universitária etc.
  • Desenvolver cursos destinados aos estudantes do ensino básico, palestras, feiras de ciências, exposições, entre outras atividades.

A CDCC era ligada ao IFQSC e por conta da divisão desses Institutos em 1994 estudou-se a melhor forma de configurar a Coordenadoria a partir dessa data. A solução encontrada foi a mudança de Coordenadoria para Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão – Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural (NACE-CDCC), vinculado aos dois Institutos, IFSC e IQSC.

Após a análise do processo de criação do NACE-CDCC pela Consultoria Jurídica da USP considerou-se que a figura de NACE não era apropriada à Coordenadoria. Isso porque os NACES são transitórios e a CDCC já estava consolidada há 14 anos. Propôs-se então conceder o status jurídico de Centro, transformando assim o NACE-CDCC em Centro de Divulgação Científica e Cultural em setembro de 1995 (Resolução 4194 de 01.09.1995).

A Biblioteca do CDCC iniciou suas atividades em Março de 1982 tendo por finalidade apoiar, com informações técnicas-científicas, os setores que constituem o Centro, além de colaborar, amplamente, com os objetivos aos quais se propõe.

Nesta perspectiva, incorporou em seu plano de atuação três modos fundamentais para o cumprimento de suas metas: o atendimento da comunidade em geral através da disponibilização de textos e leituras, o apoio à educação formal (inserindo-se a este, alunos e corpo docente do ensino fundamental e médio da rede pública e particular da cidade e região) e a divulgação científica.

Atualmente, com as crescentes inovações tecnológicas e com a valorização da informação está implementando novos serviços, estabelecendo como prioridade os programas específicos de Educação de Usuários, que vêm sendo mantidos pelo “Programa Aprender com Cultura e Extensão” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Além desses, conta também, com os Programas Auxiliares, os Programas em Parcerias cujas finalidades estão voltadas às questões para auxiliar os indivíduos na sua inserção na comunidade, proporcionando, a inclusão digital e social e, os Projetos Educacionais que têm por finalidade contribuir com a evolução do desenvolvimento cognitivo das crianças, enfatizando, os aspectos relacionados ao aprendizado da leitura e da escrita.

Desta maneira, a Biblioteca do CDCC desenvolve atividades-meio, em apoio aos diferentes setores e projetos do Centro, tem como atividades-fim, atuando diretamente em projetos pedagógicos e de inserção cultural.

EX-DIRETORAS

Período

Unidade/Setor

Bibliotecária responsável