Biblioteca do Instituto de Geociências (IGc)

Instituto de Geociências (IGc)
(0xx11) 3091-4140 / 3091-4245
FAX: (0xx11) 3091-4279
Rua do Lago, 562
05508-080 – Cid. Universitária, São Paulo, SP
bibigc@edu.usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

 

O SERVIÇO DE BIBLIOTECA do IGc-USP

Em 1969, quando da Reforma Universitária, dois departamentos da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras — o Departamento de Geologia e Paleontologia e o Departamento de Mineralogia e Petrologia — passaram a constituir o Instituto de Geociências e Astronomia, depois Instituto de Geociências. Da fusão dos acervos das bibliotecas desses departamentos, originou-se a Biblioteca do Instituto de Geociências.

O Serviço de Biblioteca (SB) do Insti­tuto de Geociências (IGc) da Univer­si­dade de São Paulo (USP) tem como Visão “Ser um centro de excelência informacional em geociências, prestando serviços de qualidade à comunidade científica nacional”, sendo sua missão “Proporcionar a infra-estrutura informacional necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do IGc/USP, através do acesso, disseminação e divulgação da informação geológica.

A finalidade do Serviço de Biblioteca e Documentação é promover, de forma inovadora e efetiva, os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca; oferecer resposta rápida e eficiente às necessidades dos usuários; disponibilizar acomodações e equipamentos adequados aos usuários e funcionários; possibilitar formas adequadas de conservação e utilização do acervo.

Sua primeira bibliotecária foi a Sra. Ruth Martins dos Santos, admitida em 1961 como bibliotecária auxiliar junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, à pedido da cadeira de Geologia. Em1975 abiblioteca passa a ser Chefia Técnica. A bibliotecária Ruth permanece no cargo até sua aposentadoria em 1986, sendo sucedida em 1987 pela Sra. Rosa Tereza Tierno Plaza, que permanece até 2005, quando assume a diretoria da Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP. Em 29 de outubro de1986 abiblioteca tem aprovada sua reestruturação como Serviço Nível I. À partir de 2005, responde pela biblioteca Érica Beatriz Pinto Moreschi de Oliveira.

A Biblioteca do IGc/USP é considerada uma biblioteca de referência na área de Geociências, tendo como meta estabelecer, continuamente, a melhoria tanto na qualidade do acervo, quanto na sua conservação e disponibilização, pois este material serve para embasar projetos de pesquisa internos e externos à Universidade. Seu acervo está formado dos seguintes documentos:

Material

N. de Itens do Acervo

 

Livros

22.968

Teses

4.954

Periódicos (fascículos)

57.677

Multimeios (*)

13.598

Outros Tipos (**)

3.030

Total

102.227

(*) fitas de vídeo, slides e mapas

(**) projetos, memoriais, exames de qualificação, separatas, apostilas.

Desde sua inauguração até a presente data, houve uma significativa melhoria na infra-estrutura física que, contanto com recursos da própria USP e de fontes externas como BID e FAPESP, ampliou e reorganizou seu espaço interno, adequando-o de forma harmoniosa e confortável para usuários e funcionários e também para a acomodação do acervo.

Atualmente a Biblioteca possui uma área física de 1222 m2, distribuídos em dois pavimentos. No pavimento inferior estão localizados o balcão de empréstimo, Seção de Atendimento ao Usuário, terminais do Dedalus e o acervo de livros, teses, eventos, periódicos, separatas e referência. O pavimento superior comporta a mapoteca, setor de audiovisuais, auditório,sala de estudos em grupo,  sala de obras raras e a parte administrativa da Biblioteca: Diretoria e as Seções de Apoio Administrativo, Aquisição e Publicações e Processos Técnicos.

 O acervo da Biblioteca é reconhecido como um dos mais completos da América Latina, sendo composto de livros, teses, periódicos, mapas, materiais audiovisuais, entre outros, perfazendo um total de mais de 102 mil volumes em 2010.

 A informação sobre o seu acervo está registrada no DEDALUS – Banco de Dados Bibliográficos das Bibliotecas da USP, podendo ser realizadas pesquisas por autor, título, assunto, entre outros. O registro informa também a localização do material no acervo.

 A Biblioteca oferece a seus usuários os seguintes serviços :

 – Empréstimo e consulta do acervo;
– Empréstimo-Entre-Bibliotecas;
– Comutação Bibliográfica;
– Busca Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Estrangeiras;
– Orientação ao Usuário;
– Normalização Bibliográfica;
– Controle da produção técnico-científica;
– Serviço de Alerta;
– Intercâmbio e Venda de Publicações:
   Geologia USP : Série Didática
   Geologia USP : Série Científica
   Geologia USP : Publicação Especial

O Serviço de Biblioteca possui uma home­page na Internet que pode ser acessada através do endereço www.igc.usp.br/biblioteca. Na homepage estão disponibilizadas informações gerais sobre a Biblioteca, além de acesso a periódicos eletrônicos, bases de dados e bibliotecas digitais.

Para a manutenção dos serviços e aquisição de material bibliográfico de seu acervo a Biblioteca conta com verba anual da Reitoria da USP, tanto para a aquisição de Livros e Outros Materiais não Periódicos como também na manutenção das assinaturas de periódicos nacionais e internacionais, tanto impressos quanto em formato eletrônico. Além disso, participa ativamente da busca de recursos externos a Universidade através da apresentação de projetos a agências de fomento como FAPESP, CAPES, CNPq, bem como outras fontes como Petrobrás, BNDES, entre outras, sempre com o objetivo de ampliar, aprimorar e modernizar seus serviços.

Dentre os projetos desenvolvidos pela Biblioteca, destacamos:

MEMÓRIA INSTITUCIONAL

Foi finalizado o Projeto Memória Institucional com o cadastramento do Banco Dedalus da produção científica retrospectiva a 1987 dos docentes do IGc/USP. Além do cadastramento, foram organizadas pastas individuais por docente com uma cópia impressa de todos os trabalhos publicados e arquivados em acervo separado um exemplar de cada livro publicado por docentes da casa. Pretende-se a partir do próximo ano inicializar a digitalização dos documentos.

MAPOTECA

O Projeto de Modernização e Informatização da Mapoteca, iniciado em 2006, foi finalizado em 2011. Este projeto incluía a catalogação e cadastramento dos mapas no Banco Dedalus, migração dos dados para a base Geomapas (desenvolvida pela Seção de Informática do IGc), digitalização dos mapas com estabelecimento de links das imagens com os registros cadastrados na Base Geomapas e desenvolvimento de interface para solicitação de cópias impressas das folhas ou recebimento de arquivo em formato digital pelos usuários. Foram cadastrados e digitalizados 5.384 mapas, sendo 3.852 cadastramentos e 1.532 acréscimos de exemplares. Em 2011 foi estabelecido um acordo entre a Biblioteca do IGc/USP e a da EESC/USP  visando assessorar esta última no processamento técnico de seu acervo de mapas, a digitalização do material e a cessão da Base Geomapas para cadastramento da coleção. 

PPEGEO

O Instituto de Geociências, através do Serviço de Biblioteca e Seção de Informática, em parceria com a Sociedade Brasileira de Geologia iniciou em 2008 as tratativas junto a BIREME para o desenvolvimento de um Portal de Periódicos em Geologia utilizando a metodologia SciELO.

Em outubro de 2009, durante o XI Simpósio de Geologia do Sudeste, foi lançado o Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPEGeo (http://ppegeo.igc.usp.br/scielo.php) que tem como objetivo disponibilizar aos pesquisadores da área e também a sociedade em geral informações geológicas de qualidade através do livre acesso ao texto completo de periódicos científicos de qualidade.

A criação do Portal incluiu atividades preliminares como a capacitação da equipe envolvida e, posteriormente, tanto a preparação do conteúdo de páginas HTML em português, inglês e espanhol, como a dos artigos que seriam disponibilizados. Atualmente a coleção PPEGeo disponibiliza 157 fascículos referentes a 11 títulos: 

  1. Anuário do Instituto de Geociências UFRJ – 39 números – v. 1-33, 1977-2010
  2. Boletim IGA  – 02 números – v.1–2, 1970-1971
  3. Boletim IG-USP – 12 números – v.3–14, 1972-1983
  4. Boletim IG-USP. Série Científica – 15 números – v.15–29, 1984-1998
  5. Geociências (São Paulo) – 9 números – v. 27-v29 n1, 2008-2010
  6. Geologia USP. Publicação Especial – 5 números – v. 1-5, 2002-2009
  7. Geologia USP. Série Científica – 20 números – v. 1-11 n2, 2001-2011
  8. Geologia USP. Série Didática – 3 números – v. 1-3, 2002-2005
  9. Revista Brasileira de Geociências – 12 números – v. 38-v.40 n1, 2008-2010
  10. Revista do Instituto Geológico – 34 números – v.1-30, 1980-2009
  11. Terrae Didática – 6 números – v. 1-v.6 n1, 2005-2010

Até o final do ano esperamos a finalização da interface Portal, na qual serão agregadas em um único endereço os títulos da coleção PPEGeo e títulos de interesse para a área provenientes da Coleções SciELO Brasil,  Argentina e Colômbia.

SUBMISSÃO ELETRÔNICA PARA AS REVISTAS DO IGc/USP

Outra atividade importante foi o apoio à Seção de Publicações do Instituto no tocante a negociação junto ao SciElo para utilização do módulo Submission de submissão eletrônica para as revistas Geologia USP. Este projeto encontra-se em fase de implementação pela Seção de Publicações do IGc/USP. 

GEOSPACE

Outro projeto que teve início em 2010 foi a implementação de um repositório utilizando-se o software DSpace, que está sendo desenvolvido e implementado pelo Serviço de Biblioteca e Documentação e Seção de Informática do Instituto.

O GEOSpace é um repositório temático que disponibiliza um acervo crescente de publicações científicas e material de interesse para a área de geociências. O objetivo do GEOSpace é armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção geológica nacional em formato digital e maximar sua visibilidade,uso e impacto através do Acesso Aberto.

A primeira coleção a ser incluída no GEOSpace é a de Mapas do Brasil, que já está definida e em fase de importação dos registros de mapas brasileiros pertencentes a Biblioteca do IGc/USP. Posteriormente, pretende-se entrar em contato com outras bibliotecas e instituições produtoras de mapas (tais como IBGE, IG-SP, DNPM) para consultá-los sobre o interesse em cadastrar suas coleções. Está e fase de dfinição a coleção de Trabalhos de Formatura, que pretende cadastrar e disponibilizar o texto completo dos trabalhos de conclusão de curso da área de geologia. De forma semelhante, pretende-se que outras institutições da área também integrem esta coleção com os trabalhos de seus alunos.