Biblioteca da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – Pirassununga (FZEA)
(0xx19) 3565-4122 / 3565-4123 / 3565-4128 / 3565-4138
FAX: (0xx19) 3565-4123
Av. Duque de Caxias, norte 225
13635-900 – Pirassununga, SP
bibfzea@usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

História da Biblioteca

Considerada uma das mais importantes da região de Pirassununga, a Biblioteca da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP) destaca-se pelo excelente acervo científico nas áreas de zootecnia, engenharia de alimentos, engenharia de biossistemas e medicina veterinária. É parte integrante do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP), funcionando de forma sistêmica e tendo como missão a busca constante da informação para a satisfação de seus usuários. Desempenha papel fundamental no suporte de informações técnico-científicas para os cursos de graduação e pós-graduação dessas áreas, incrementando também o desenvolvimento de projetos de inovação científica e tecnológica em Ciência da Informação.

Criada em dezembro de 1992 como Seção Técnica para coordenar e aprimorar os produtos e serviços de informação à comunidade acadêmica da FZEA/USP, a Biblioteca ocupava uma pequena sala no prédio central do Campus. Em 1998 mudou-se para um edifício adaptado com recursos financeiros advindos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), através de Projeto de Infra Estrutura, com área de 713,93m². Este edifício foi projetado para contemplar na época somente um curso de graduação e pós-graduação em zootecnia. A Direção da FZEA/USP solicitou aos gestores da biblioteca, dentro do Plano Estratégico e de Metas da Unidade, as demandas de infraestrutura para expansão para o período de 2005-2009.

Do Plano de Infraestrutura apresentado por Oliveira, Amorim e Dozena (2005), onde se previa a instalação e construção de um edifício em 3 etapas de 1.000m² cada, aprovou-se após diagnóstico, plano de necessidades e ajustes financeiros, esta construção inicial de 1.453m², com investimentos no valor de cerca de R$ 2.139.000,00 disponibilizados pela Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, por meio de convênio estabelecido com a Reitoria da USP. Devido as discussões serem encaminhadas e embasadas fundamentalmente em literatura, a necessidade de construção do novo edifício foi tratada como estratégia de crescimento da Unidade. Buscou-se identificar os principais resultados obtidos após a aplicação de técnicas de benchmarking com os parceiros, para a obtenção de um edifício planejado a promover um melhor atendimento aos seus usuários, ao acesso à informação e à preservação do seu acervo.

Diretores da Biblioteca:

1992 a 2000 – Mariza Elena Pereira Rodrigues