Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública (FSP)

Faculdade de Saúde Pública (FSP)
Biblioteca/Centro de Informação e Referência em Saúde Pública
(0xx11) 3061-7760
FAX: (0xx11) 3064-1462
Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César
01246-904 – São Paulo, SP
bibfsp@usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Histórico da Biblioteca/CIR: Centro de Informação e Referência em Saúde Pública
Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo

A Biblioteca: Centro de Informação e Referência em Saúde Pública teve sua origem em 18 de fevereiro de 1918, correspondendo aos primórdios da atual Faculdade de Saúde Pública, portanto, antes da criação da Universidade de São Paulo, que ocorreu em 1934. Nesta data a Junta Internacional de Saúde da Fundação Rockefeller assinou um convênio com a Secretaria de Estado do Interior de São Paulo, à qual a Faculdade de Medicina era subordinada, para a criação do Laboratório de Higiene; o acordo previa a compra de equipamentos e criação da Biblioteca (BREMER, 2010).
O Laboratório de Higiene foi transformado em Instituto de Higiene de São Paulo pela Lei n. 2018 de 26 de dezembro de 1924. Seis anos após sua criação, o “Instituto de Higiene contava com a biblioteca constituída por mais de 4.000 volumes, classificados pelo sistema Dewey internacional” (CANDEIAS, 1984, p. 18). Em 1931 o Instituto de Higiene muda-se da Rua Brigadeiro Tobias, 45 para o atual endereço, na Av. Dr. Arnaldo, 715, e é transformado em Escola de Higiene e Saúde Pública que passa a se chamar Faculdade de Higiene e Saúde Pública a partir do Decreto-lei 14.857 de 10 de julho de 1945.
Nas atas da Biblioteca estão registrados alguns fatos relevantes de sua atuação pioneira em algumas frentes: na Faculdade, na década de 60 a Biblioteca inicia as aulas sobre o uso de bibliografias, normalização e estrutura dos trabalhos científicos e transforma o acesso ao acervo livre aos alunos; na Biblioteconomia, adota o número fixo em substituição à tabela Cutter para facilitar ao usuário o acesso ao livro. Na década de 70 é criada a disciplina de Orientação Bibliográfica para a Graduação, sob sua responsabilidade. Na década de 80 a Biblioteca inicia o processo de automação do acervo e passa a ser Centro Cooperante da Rede BIREME. No início desta década a Biblioteca participou da criação do SIBi/USP, com apoio do então diretor da Faculdade de Saúde Pública, Prof. Oswaldo Paulo Forattini.
Em 1997, com apoio da Fundação Kellogg, a Biblioteca muda para um prédio moderno de 1850 m2, que tem sido modelo para estudantes de arquitetura de bibliotecas, com conceito moderno de biblioteca centrada no usuário. Inova também quando adota modelo de gestão alicerçado no trabalho de equipe, permitindo maior integração, autonomia de ação e comprometimento com os resultados.
A Biblioteca/CIR é a mais completa do Brasil nas áreas de saúde pública e nutrição, por seu acervo de 350 mil volumes impressos e acesso às publicações eletrônicas disponibilizadas pela Universidade. Destaca-se por seu papel atuante em programas e projetos que visam principalmente a capacitação, o acesso e a disseminação da informação acadêmico-científica.

Fontes:
– Atas da Comissão de Biblioteca e Profa. Dra. Maria Teresinha Dias de Andrade.
– BREMER, Jayme (Org.). A Casa de Higeia: o percurso da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo 1918-2010. São Paulo: Ex Libris, 2010.
– CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira. Memória histórica da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – 1918-1945. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 18, p. 2-60, dez. 1984. Número especial.

Diretores da Biblioteca

Antes de 1946 Dra Mesquita
1946 a1952 Bibliotecário Chefe Sebastião Pestana
1952 a1958 Bibliotecária Chefe Elsa Pompeu de Camargo