Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)

Faculdade de Odontologia de Bauru(FOB)
Biblioteca “Prof. Dr. Antônio Gabriel Atta”
(0xx14) 3235-8370 / 3235-8372 / 3235-8373 / 3235-8374 / 3235-8375 / 3235-8376
FAX: (0xx14) 3235-8330
Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75
17012-901 – Bauru, SP
sbd@fob.usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Seção de Referência Especializada em Malformações Congênitas Craniofaciais (FOB-SRE)
(0xx14) 3235-8439 / 3235-8421
FAX: (0xx14) 3235-8162
Rua Silvio Marchione, 3-20
17012-900 – Bauru, SP
sbd@fob.usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Histórico da Biblioteca

Instalada em 1962, sob a denominação de Seção de Biblioteca, iniciou suas atividades juntamente com a Faculdade de Odontologia de Bauru, nas instalações provisórias do Grupo Escolar “Silvério São João”.
Com a construção do prédio destinado à didática, parte do acervo passou a compor bibliotecas departamentais. Em 1969, a Biblioteca ocupou seu primeiro espaço próprio, junto ao prédio da administração da Faculdade.
Decorrente da expansão de seu acervo e a necessidade de ampliação da área de atendimento, a partir de 1982 ocupou um novo prédio, localizado próximo às Clínicas de Pós-Graduação.
Em 1987, sua estrutura organizacional foi alterada para Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD). No mesmo ano, ocorreu a integração técnica-administrativa com a Biblioteca do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), criando-se a Seção de Referência Especializada em Malformações Congênitas Craniofaciais (SRE). Localizada na Seção de Documentação e Informação do HRAC, é subordinada à Seção de Referência e Informação do SBD.
O crescimento do acervo e a necessidade de oferecer melhor infraestrutura levaram à construção do atual prédio.  O projeto foi realizado em duas etapas, finalizadas em 1994 e 1997, com recursos BID-USP, totalizando 3.022m2..
Nesse período, contou com recursos da FAPESP, por meio de Projetos de Infraestrutura, que permitiram a instalação de rede e equipamentos de informática, aquisição de mobiliário e equipamentos que proporcionaram infraestrutura atualizada aos usuários e à equipe da Biblioteca.
Em agosto de 2003, homenageou um de seus principais incentivadores, integrando à sua denominação o nome do Prof. Dr. Antônio Gabriel Atta, médico e docente das disciplinas de Fisiologia e Farmacologia da FOB-USP.
Ao longo de sua existência, o SBD firmou diferentes parcerias e convênios com importantes centros de informação no país, atuando como biblioteca base nas redes COMUT (IBICT) e SCAD (Bireme) e como Centro Cooperante da Rede Nacional de Informação em Ciências da Saúde e da Sub-Rede de Informação na Área de Ciências da Saúde Oral (Bireme).

Acervo e Serviços
O acervo abrange especialmente as áreas de Odontologia, Fonoaudiologia, Ciências Básicas e da Saúde. Reúne livros e periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses em formato impresso e de acesso eletrônico; monografias; material audiovisual; obras de referência; normas técnicas e separatas de artigos.
Conta com acesso às principais bases de dados – MEDLINE, EMBASE, LILACS, BBO, Web of Science, Journal Citation Reports, Dentistry & Oral Sciences, LLBA, ERIC etc.
Dentre seus serviços, oferece acesso a documentos não disponíveis localmente, a partir do empréstimo-entre-bibliotecas e o serviço de comutação, atuando em parceria com bibliotecas de todo o país e do exterior.
Promove cursos, treinamentos e palestras sobre buscas bibliográficas, pesquisa e normalização de documentação científica, aos alunos de Graduação e Pós-Graduação.
Por meio do Serviço de Apoio à Pesquisa, fornece assistência e orientação sobre bolsas e auxílios da FAPESP (Posto FAPESP), além de informações sobre projetos e produção científica da Unidade.
Para acesso à informação e o desenvolvimento de atividades de pesquisa, conta com computadores localizados na Sala de Leitura, com acesso à Internet. Os equipamentos da Sala Pró-Aluno para elaboração de trabalhos acadêmicos estão disponíveis para os alunos de Graduação e Pós-Graduação.
Completam sua infraestrutura um auditório, sala de treinamento, salas de estudo em grupo e de reuniões, cabines para estudo individual e serviço de cópias terceirizado.
Os recursos eletrônicos de uso restrito à USP (livros, periódicos, bases de dados) podem ser acessados em computadores particulares, utilizando-se a rede sem fio ou, fora do ambiente da Universidade, por acesso remoto – via VPN.

Cronologia – Responsáveis pela Biblioteca

1962 – 1981 – Antonio Stingel (transferido de São Paulo para Bauru, em 1962, atuava anteriormente na Faculdade de Higiene e Saúde Pública)
1981 – 1998 – Regina Célia Baptista Belluzzo
1998 – 2002 – Eliane Falcão Tuler Xavier