Biblioteca da Faculdade de Educação (FE)

Faculdade de Educação (FE)
(0xx11) 3091-3433
FAX: (0xx11) 3091-3148
Disque Braille: (0xx11) 3091-3433
Av. da Universidade, 308
05508-040 – Cid. Universitária, São Paulo, SP
bibfe@edu.usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Histórico

O Serviço de Biblioteca e Documentação foi criado por meio do Dec. nº 52326 em 16 de dezembro de 1969 conforme Processo n. 82.1.19124.1.9.

Atualmente possui um acervo de 230 mil volumes, um dos mais ricos e completos na área educacional do país. Seu acervo encontra-se registrado no Banco de Dados Bibliográficos da USP (DEDALUS), com acesso pela Internet http://www.usp.br/sibi. Este acervo tem sido permanentemente atualizado, com recursos da própria Universidade e de instituições de fomento, com destaque para a FAPESP.

Podemos destacar no acervo da Biblioteca as obras raras de grande importância histórica, muitas delas datadas do século XVIII. Parte relevante destas obras provém do extinto Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE) idealizado por educadores ilustres como Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.

Nos anos 76/77, a Biblioteca recebeu dois acervos especiais – Coleção Paulo Bourroul, que pertencia ao Instituto de Educação Caetano de Campos, primeira Escola Normal de São Paulo, e Coleção Macedo Soares, pertencente ao embaixador José Carlos de Macedo Soares – compostos por obras raras de significativa importância para estudos sobre a realidade educacional brasileira no século XIX e primeira metade do século XX. Um terceiro acervo especial, o de Livros Didáticos, é constituído por aproximadamente 12.000 volumes. Único em número, diversidade e antiguidade, é composto de exemplares desde o século XIX ao ano 2000. Sendo objeto de “múltiplas facetas”, o livro didático pode ser pesquisado enquanto produto cultural, como mercadoria ligada ao mundo editorial, como suporte de conhecimentos escolares propostos pelas disciplinas escolares ou ainda, como veículo de um sistema de valores, de uma ideologia, de uma cultura. Representa um material ímpar para pesquisas de diferentes áreas, como pedagogia, história, ciências políticas e econômicas, sociologia, linguística entre outros.

A Biblioteca possui, ainda, uma Biblioteca-ramal situada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Nesta Biblioteca ramal, estão disponíveis partes significativas do acervo de livros didáticos, livros de literatura e outros materiais. Este ramal presta-se ao atendimento de jovens dos ensinos fundamental e médio e ao desenvolvimento de importantes projetos de pesquisa na área de informação e educação, envolvendo alunos da escola, estagiários e pesquisadores da FEUSP, principalmente das áreas de metodologia de ensino e cultura escolar. Possui ainda a Midiateca que dispõe de material, principalmente, videográfico de interesse educacional e também histórico. A consulta dos acervos e a utilização dos serviços não se restringem a comunidade FEUSP inscrita na Biblioteca – docentes, alunos de graduação (licenciatura e pedagogia), alunos de pós-graduação e alunos especiais. Atinge a uma comunidade mais ampla, sobretudo de pesquisadores de todo o Brasil e de professores da rede pública de ensino atraídos pela diversidade, riqueza histórica e atualização de seus acervos.

Cronologia das Diretoras da Biblioteca

Período