Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
(0xx11) 3091-4518 / 3091-4519
FAX: (0xx11) 3091-5038
Rua do Lago, 876
05508-080 – Cid. Universitária, São Paulo, SP
bibfau@edu.usp.br / bibfauatend@usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

Biblioteca Ramal de Pós-Graduação (FAU-PGR)
(0xx11) 3256-7341 ramal: 21
FAX: (0xx11) 3256-7341 ramal: 24
Rua Maranhão, 88 – Higienópolis
01240-000 – São Paulo, SP
bibfaumar@usp.br
DEDALUS – Catálogo on-line local

HISTÓRICO  DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO DA FAUUSP

A história da Biblioteca da FAU se confunde com a história da própria Faculdade. A FAUUSP foi criada  em 21 de junho de 1948 e a Biblioteca nasce como parte integrante da Instituição, tendo como objetivo o auxílio ao ensino e a pesquisa.

Até o ano de 1968, a Biblioteca ficava no prédio da “Vila Penteado”, tendo sido depois transferida, com o curso de graduação, para o edifício “Vilanova Artigas” na Cidade Universitária, bairro do Butantã.

Em 1974 foi criada a Biblioteca da Pós-Graduação no edifício da “Vila Penteado”, formada inicialmente pela compra de livros e periódicos  das firmas de planejamento ASPLAN e SAGMACS. Com o passar dos anos seu acervo foi acrescido por livros adquiridos para compor a bibliografia básica do curso de Pós-graduação e essa biblioteca passou a ser a depositária das teses defendidas na FAU.

A primeira diretora da Biblioteca foi a bibliotecária Teresa Almásio Hamel, que também foi a responsável pela formação da equipe inicial de funcionários.

Entre os serviços que a Biblioteca oferece, um dos mais importantes é o Índice de Arquitetura Brasileira – indexação de artigos de revistas brasileiras de arquitetura – criado em 1950 pela bibliotecária Eunice Ribeiro Costa. Ainda hoje é único no país e fonte imprescindível para pesquisas em arquitetura e urbanismo. Esta base de dados, atualmente com cerca de 44 mil registros, pode ser acessada no site da biblioteca pelo link consulta on-line: http://www.usp.br/fau/fau/secoes/biblio/on_line/index.php

Além da coleção de 50.205 livros, 1.245 títulos de periódicos e 2.270 teses, a Biblioteca possui também um acervo significativo de diapositivos, fotos, cds, vídeos, DVDs e projetos de arquitetura. O processamento e conservação dessa documentação são feitos por diferentes setores, a saber:

– Setor Audiovisual – Criado na década de 1960, contém hoje mais de 80 mil diapositivos, além de outros materiais como fotografias, negativos em vidro, CD-ROM e vídeos, entre outras mídias. A partir do ano 2000, os diapositivos vêm sendo digitalizados, visando à preservação do acervo com a formação de uma reserva técnica. Para a reprodução de imagens, a Biblioteca oferece o serviço de digitalização de imagens de seu acervo de fotos, o qual atende a solicitações para exposições e publicações de livros.

– Setor de Projetos de Arquitetura – foi criado em 1970, quando iniciou-se um processo de estruturação para a organização, guarda e disponibilização dos desenhos originais de arquitetura. A origem desse setor foi a doação feita em 1965 do acervo do escritório do arquiteto Carlos Millan, formado por desenhos, croquis, peças gráficas e fotografias de suas obras. Em 1998 foram digitalizados 4.000 desenhos do acervo Vilanova Artigas; em 2001 foram digitalizados 3.500 desenhos do acervo Ramos de Azevedo. Inovando seus serviços com recursos tecnológicos atende o público pesquisador, órgãos governamentais, faculdades privadas de arquitetura e urbanismo, Condephaat, editores nacionais e estrangeiros, engenheiros, arquitetos, expositores de obras históricas e museológicas e mídias em geral. A partir de 2005, esse setor colocou à disposição do público o catálogo do acervo no site da Biblioteca http://www.usp.br/fau/fau/secoes/biblio/index.html, onde pode-se consultar a relação dos cerca de 8 mil projetos originais. O acervo total é de aproximadamente 400 mil desenhos.

– Setor de Conservação – criado 1993. Iniciou suas atividades fazendo os reparos de livros do acervo geral, além de estudos sobre a estrutura da encadernação e estudos de conservação da capa em brochuras e capa dura (encadernação comercial ou das editoras). A conservação dos projetos de arquitetura iniciou-se com a duplicação do acervo original para evitar o manuseio intensivo dos alunos e depois mais tarde, por meio dos projetos patrocinados por órgãos de fomento para pesquisa (Fapesp, CNPq, VITAE), algumas coleções de projetos de arquitetura, foram tratadas com profissionais especializados, com a supervisão e coordenação da biblioteca. O Setor também é responsável pelo desenvolvimento de trabalhos educacionais junto aos usuários, voltados ao correto manuseio dos diversos materiais do acervo, assim como pela organização de seminários e workshops sobre conservação de desenhos originais de arquitetura.

Fonte: MARQUES, Eliana de Azevedo. Serviço de Biblioteca e Informação da FAUUSP. In: Pós, n.20, p.226-238, dez. 1006.

Cronograma das Ex Bibliotecárias

Infelizmente estamos tendo dificuldades em conseguir as datas específicas das gestões das antigas diretoras.

Teresa Almasio Hamel –

Eunice Ribeiro Costa

Suzana Quirino dos Santos Alessio – assumiu até 1989.

Eliana de Azevedo Marques – entre o período de 1989 a 2007.

Dina Elisabete Uliana – assumiu em 2007 até a data atual.